Para que serve a ressonncia com contraste? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O contraste serve para melhorar a qualidade das imagens geradas no exame de ressonância magnética. Para isso, é utilizada uma substância chamada de gadolínio, que vai realçar as características presentes nas estruturas anatômicas.
Para que serve o exame de contraste?
Os contrastes são substâncias químicas que têm a função de realçar áreas específicas do corpo, delimitando e diferenciando tecidos normais de lesões ou processos inflamatórios, por exemplo. A diferenciação pode ser obtida por alterações de sinal (Ressonância Magnética) ou por opacificação (Tomografia).
Quando a ressonância precisa de contraste?
Todo exame de ressonância precisa de contraste? Nem todo exame de ressonância magnética precisa de contraste, como costuma ser o caso daqueles que são solicitados para avaliar um problema ortopédico. Porém, na maior parte das vezes, a administração do contraste é necessária para que as imagens sejam mais nítidas.
Porque tomar remédio antes da tomografia?
O contraste é necessário porque, sem a medicação, certos tecidos, vasos sanguíneos e órgãos podem não ser evidenciados, prejudicando o diagnóstico de lesões em estágio inicial, por exemplo. A substância adentra em tecidos densos do organismo, evidenciando alterações que poderiam passar despercebidas.
Porque tomar antialergico para fazer tomografia?
Para evitar problemas no uso da substância, é feito um preparo antialérgico para a tomografia com contraste. O paciente responde um questionário feito pelo radiologista, com o objetivo de descobrir se tem alergias ou problemas de saúde que possam levar a uma reação adversa.