O uxi amarelo é uma planta medicinal, também conhecida popularmente como axuá, pururu, uxi, uxi-liso ou uxi-pucu, muito utilizada como suplemento alimentar, ou no tratamento de inflamações do útero, bexiga e artrite.
Para a Digestão: A Ameixa da Mata é benéfica para a digestão, pois é rica em fibra alimentar que age como laxante natural. Sorbitol e isatino são compostos presentes nela, que auxiliam a digestão saudável. A Ameixa da Mata pode ser consumida para facilitar os movimentos intestinais.
As cascas e folhas secas da aroeira são utilizadas contra febres, problemas do trato urinário, contra cistites, uretrites, diarréias, blenorragia, tosse e bronquite, gripes e inflamações em geral. ... Emprega-se também contra a blenorragia, bronquites e doenças das vias urinárias.
Seu principal meio de consumo é através do chá, mas também por gargarejos, banhos ou compressas. As partes utilizadas são as folhas, cascas, frutos e sementes da planta. A aroeira tem ação adstringente, anti-inflamatória, cicatrizante, antimicrobiana e fungicida.
A aroeira possui propriedade adstringente, balsâmica, diurética, anti-inflamatória, antimicrobiana, tônica e cicatrizante, podendo ser utilizada para auxiliar no tratamento de:
Para fazer o ritual, ferva 7 folhas de aroeira para cada litro de água em um recipiente limpo e não adicione mais nada. Após, dispense as folhas e espere o líquido esfriar. O banho de descarrego com aroeira pode ser tomado diariamente.
Chá de aroeira Coloque as cascas dentro da água e leve ao fogo até ferver; Coe e beba de 3 a 4 vezes por dia.