Argiloterapia é o tratamento para rosto, corpo, couro cabeludo e cabelos que utiliza os benefícios dos minerais presentes nas argilas. Cada tipo de argila possui suas particularidades que proporcionam efeitos positivos para a pele, e nós te contamos quais são e qual a função de cada argila na argiloterapia.
De acordo com a esteticista e cosmetóloga Nathalie Souza (@belladonnda), a argila faz bem para rosto, corpo e cabelos. Na estética corporal, ela ativa a circulação e é usada contra a flacidez. Nas madeixas, diminui a oleosidade. Já na face, o ingrediente pode ter várias funções.
A argila verde é uma das mais utilizadas para os cuidados com o corpo. Por possuir diversos componentes, apresenta muitos benefícios para a saúde. Ela possui pH neutro, tem ação adstringente, tonificante e remineralizante.
Confira a matéria!
Argila verde na barriga
“A argila verde é rica em oligoelementos que combatem o acúmulo de líquidos e estimulam a circulação sanguínea”, explica a cosmetóloga Patrícia Camacam. O resultado é tão bom que em apenas uma semana de tratamento é possível reduzir até 3 cm da circunferência abdominal.
ARGILA
Argila Verde: altamente desintoxicam-te e adstringente, indicada para pele, grossa, áspera, seborreica, acneica. Argila Branca: é a mais rica em substancias clareadoras, absorve a oleosidade da pele, sem desidratar, indicada para peles sensíveis, delicadas, acneicas e foliculite.
Bactroban® pomada é um medicamento indicado para o tratamento tópico de infecções de pele (como impetigo, foliculite e furunculose) causadas por microrganismos sensíveis à mupirocina. 2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA? Bactroban® é uma pomada que contém o antibiótico mupirocina.
A argila verde é recomendada para a pele oleosa, acneica e com manchas. Geralmente, a argila verde é indicada para peles oleosas, acneicas e mistas com manchas de espinhas - o ativo age como um esfoliante, ajuda no controle da oleosidade e na redução da inflamação da acne.
No caso da foliculite causada por fungos, pode ser recomendado o uso de shampoo antifúngico, normalmente composto por Cetoconazol. Já no caso da foliculite causada por bactéria, pode ser indicado a aplicação de antibióticos, como Eritromicina ou Clindamicina.
Não deve-se espremer nunca o pontinho da foliculite. Não adianta apertar que não vai sair nada. A foliculite não é algo “maduro” pra você estourar. Você pode fazer o ressecamento deles para o fechamento do folículo, como fazemos aqui no espaço Tez (até de maneira vegana).
Atenção: NUNCA se deve espremer um furúnculo. Na maioria dos casos, ele se rompe espontaneamente e não há necessidade de drenagem cirúrgica. Espremer o furúnculo por conta própria pode agravar a lesão e empurrar a infecção ainda mais para dentro da pele.