EQST

Onde Est Localizado O Msculo Masseter?

Onde está localizado o músculo masseter?

Masseter é um músculo de grande espessura, quadrilátero, que se estende do arco zigomático à face lateral do ramo da mandíbula. É composto por duas partes ou feixes: Um ântero-lateral (superficial), e outro. póstero-medial.

Qual a inserção do músculo temporal?

O músculo temporal é descrito como um músculo da mastigação, classificado como um músculo em leque, sendo citado normalmente o seu feixe superficial, com origem na fossa temporal e inserção no processo coronóide.

Qual a inserção do músculo masseter?

A parte superficial se insere na tuberosidade massetérica, na superfície externa do ângulo da mandíbula, enquanto a parte profunda cursa mais dorsalmente até à superfície externa do ramo da mandíbula.

Qual o conteúdo da fossa temporal?

A fossa temporal é uma depressão na região temporal, e um dos maiores marcos anatômicos do crânio. O osso temporal, o osso esfenoide, o osso parietal e o osso frontal contribuem para a sua parede côncava. Ela localiza-se superiormente à fossa infratemporal, que está localizada abaixo do arco zigomático.

Qual ponto de origem e inserção do ligamento temporomandibular?

O ligamento temporomandibular está localizado no aspecto lateral da cápsula, e sua função inclui a prevenção de deslocamento lateral ou posterior do côndilo. O ligamento estilomandibular se origina do processo estiloide e se insere no ângulo da mandíbula. Ele é responsável por permitir a protrusão da mandíbula.

Onde é produzido o líquido sinovial?

O líquido sinovial é um dialisado do plasma viscoso, produzido pela membrana sinovial, com função de lubrificação, nutrição, auxiliando no suporte mecânico e na absorção de impacto.

Onde se localiza a fossa mandibular?

no lado temporal, a superfície articular é a fossa mandibular, depressão côncava na porção escamosa do osso temporal; no lado mandibular, a articulação se dá pelo côndilo da mandíbula.

Como a ATM é formada?

A ATM é a articulação formada pelo osso temporal do crânio com a mandíbula bilateralmente, constituída pelo disco articular,tecido retrodiscal (zona bilaminar), membrana sinovial, cartilagem articular, cápsula articular e superfície articular, que é formada pelo côndilo da mandíbula e a fossa mandibular do osso ...

Quais são os componentes da articulação temporomandibular?

Em geral, a ATM, referida como a articulação mais complexa do organismo humano, apresenta como componentes ósseos a fossa articular, que faz parte da porção escamosa do osso temporal, e o côndilo da mandíbula, localizado no topo do pescoço condilar(1,10).

O que é o disco articular da ATM?

O disco articular é uma placa ovalada que divide a cavidade articular em dois compartimentos: superior e inferior. Possui uma estrutura fibrocartilaginosa dividida em três partes: anterior, média e posterior. É avascular e não possui inervação.

Quais os movimentos que a ATM realiza?

A ATM se movimenta em três direções; mo- vimento para cima e para baixo, resultando na abertura e fechamento da boca; realiza movimento de protrusão e retrusão e de lateralidade; durante estes movimentos ocorre a rotação e translação mandibular.

O que é movimento de Bennett?

Para o côndilo, definimos como movimento de Bennett, ou seja, o que ocorre no côndilo do lado para o qual a mandíbula se desloca (Figura 17b). Nos dentes, o lado contrário ao lado de trabalho é o lado de balanceio e no côndilo de balanceio o que se forma é o ângulo de Bennett (que é observado no plano horizontal).

Qual a função da articulação temporomandibular?

A ATM é responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca; é o encaixe da mandíbula com o resto dos ossos do crânio. É uma das articulações mais complexas do corpo humano.

O que é o movimento de lateralidade?

Como o movimento de lateralidade apresenta uma combinação de deslocamento condilar lateral e protrusivo, é objetivo deste trabalho verificar as diferenças do ajuste do articulador semi ajustável, a partir de duas posições iniciais diferentes, relação cêntrica e máxima intercuspidação, na utilização de registros ...

O que possibilita o movimento dos dentes inferiores?

O movimento seguinte é a translação da mandíbula para trás, enquanto se mantêm os dentes em leve contato. Quando os incisivos inferiores encontram os superiores, a mandíbula deve abaixar um pouco para permitir que os dentes se cruzem. Daí a mandíbula se desloca até chegar à oclusão central (Fig. 7).

Quais as estruturas que controlam o movimento mandibular e quais as suas características?

A articulação temporomandibular (ATM) responsável pelos movimentos da mandíbula (fonação, mastigação). Articulação: Fossa mandibular do osso temporal e cabeça do côndilo da mandíbula.

O que é relação Centrica em Prótese Total?

Em Oclusão, Relação cêntrica (Relação central; Posição de relação cêntrica; Posição de contato em retrusão) é a relação maxilomandibular na qual os dois côndilos aticulam-se com a porção avascular mais fina de seus discos respectivos com o complexo na posição mais anterior e superior, contra as eminências articulares.

Qual a diferença entre RC e MIH?

Posição em que ocorre a coincidência de RC com MIH, ou seja, os côndilos na posição anterossuperior da cavidade articular com os discos corretamente interposto simultâneo a contatos dentários. A maioria dos pacientes apresentam diferenças entre a RC e a MIH, variando em média de 0,5 a 2,0 mm.

O que é Jig em oclusão?

O Jig de Lucia, considerado um reprogramador neuromuscular é um dispositivo confeccionado nos incisivos centrais superiores e, utilizado na clínica odontológica com finalidade de desocluir os dentes e consequentemente desprogramar o padrão de atividade neuromuscular evitando que ocorram interferências oclusais e, assim ...

Como se confecciona o jig de Lúcia?

O Jig de Lucia é um dispositivo confeccionado com uma resina acrílica, ativada quimicamente (auto polimerizável) colocado, entre os incisivos anteriores superiores num intervalo de tempo de aproximadamente 20 minutos, para desprogramar os padrões proprioceptivos do contato habitual entre os dentes, alterando o padrão ...

Como aumentar a DVO de um paciente?

Nos casos de alteração da dimensão vertical (DV), com desgaste acentuado dos dentes, é in- dispensável o restabelecimento da nova condição oclusal de DV, através da utilização de próteses provisórias ou de um dispositivo interoclusal, até o paciente relatar conforto (11).

Qual o significado de DVO?

O conceito de Dimensão Vertical de Oclusão (DVO) refere-se a uma medida no plano vertical; que estabelece a relação entre a maxila e mandíbula quando os dentes posteriores; tanto do arco superior quanto do inferior; estão ocluídos; independentemente destes serem naturais ou protéticos; hígidos ou restaurados.

Como reabilitar um paciente com bruxismo?

O bruxismo é um hábito parafuncional comum que tem efeitos negativos na dentição, tal como o desgaste dentário, sendo a sua etiologia multifactorial. Nos casos em que a reabilitação protética deste pacientes é indicada, a reabilitação através de facetas de cerâmica é uma opção de tratamento.

O que é DVO na odontologia?

Definindo de uma forma mais simplificada, a DVO é a distância vertical entre a mandíbula e a maxila quando os dentes estão em contato3.

O que é dimensão vertical de oclusão?

Sabe-se que: dimensão vertical é a distância entre os maxilares superior e inferior; dimensão vertical de oclusão é a posição em que os dentes superiores e inferiores encontram-se em oclusão; dimensão vertical de repouso ocorre quando a mandíbula se encontra em sua posição postural passiva e espaço funcional livre é a ...