1. São João de Campina Grande (PB) Shows, quadrilhas e muito forró animam os mais de 2 milhões de visitantes que passam por Campina Grande todos os anos. E não podia ser diferente: conhecida como “o maior São João do Mundo”, essa festa se estende por 30 dias e garante muita folia e animação!
Quem conhece o Nordeste brasileiro sabe que a maior festa popular da região é o São João, comemorado oficialmente no dia 24 de junho. Mas a cidade de Caruaru, distante 130 quilômetros da capital de Pernambuco, Recife, leva o título de Maior São João do Mundo, reconhecido pelo Guiness Book de recordes, muito a sério.
É na década de 1980, mais especificamente em 1983, que a Prefeitura Municipal passa a implementar, centralizar e coordenar os festejos juninos; a partir dessa data, começa a se falar no 'Maior São João do Mundo', cuja primeira edição deu-se numa palhoça localizada próximo ao Centro Cultural sendo, pois, o nascedouro ...
A primeira edição do São João de Campina Grande aconteceu em 1983 e foi em uma palhoça localizada bem no Centro Cultural da cidade. Desde a primeira edição, ele já levava o título de Maior São João do Mundo. O Parque do Povo, local onde até hoje acontecem os festejos, foi inaugurado em 1986.
A festa recebe turistas de todo o mundo, mas, ao contrário do que muita gente pensa, tem origem europeia e cristã na Idade Média. De acordo com historiadores, a celebração foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial, sendo uma homenagem a São João Batista, primo de Jesus Cristo.
A origem da festa de São João remonta à época da formação da Igreja Católica na Europa, na transição da Idade Antiga para a Idade Média.
O começo da festa junina ao Brasil remonta ao século XVI. As festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá pelos portugueses durante a colonização, assim como muitas outras tradições.