EQST

O Que Usado Na Radiografia?

O que é usado na radiografia?

A imagem de radiografia é como uma fotografia que utiliza um tipo de radiação chamada ionizante, ou seja, de alta energia, que é disparada pela máquina de raio-X, atravessa nosso corpo e é captada do outro lado, formando uma imagem que mostra algumas estruturas internas do corpo humano.

Quais são os procedimentos que uma pessoa deve ter para tirar uma radiografia?

O exame é rápido e simples. Em geral o equipamento utilizado consta de um tubo de raios X suspenso sobre uma mesa onde o paciente deve deitar-se ou é sustentado sobre um painel vertical ante o qual ele deve colocar-se, interposto entre o filme que registrará a imagem e a fonte emissora de raios X.

Como agem as radiações ionizantes?

Radiação ionizante é uma forma de radiação que carrega energia suficiente para ionizar os átomos, arrancando os elétrons mais próximos dos núcleos atômicos. A radiação ionizante é capaz de arrancar os elétrons de átomos e moléculas.

Como se forma a imagem da radiografia?

A camada de fósforo emite luz na faixa do verde quando é irradiado por um feixe de raios-x (Fig). A luz formada será responsável pela criação da imagem no filme radiográfico, onde apenas cerca de 5% da imagem será formada pela ação direta dos raios-x e 95% será formada pela ação da luz proveniente do écran.

Quais são as radiações ionizantes?

A radiação ionizante pode ser classificada como diretamente ionizante, quando composta por partículas carregadas, como elétrons, pósitrons, prótons, alfas e indiretamente ionizantes quando compostas por partículas sem carga elétrica, como fótons (raios X e raios gama) e nêutrons.

Quais são os exemplos de radiação ionizantes?

Entre os principais exemplos de radiações ionizantes, temos:
  • Radiação alfa: é composta por dois prótons e dois nêutrons e apresenta baixo poder de penetração.
  • Radiação beta: é formada por um elétron e apresenta poder de penetração com relação às radiações alfa, gama e raio X.
Mais itens...

Que é a imagem radiográfica é como se da sua formação?

A última etapa de um exame radiológico é a obtenção de uma imagem radiográfica registrada sobre um detector de radiação a partir da interação da radiação com o corpo do paciente. As regiões do corpo que são mais densas atenuam mais o feixe de raios X do que as regiões menos densas. ...

Quais os fatores necessários para a formação da imagem radiográfica?

Estes são alguns dos fatores que influenciam na absorção da radiação X: espessura do corpo, densidade do corpo, número atômico do corpo, meios de contraste, kilovoltagem, forma de ondade de voltagem, filtragem, composição do ponto focal.

Quanto tempo pode ter de intervalo entre uma tomografia e outra?

Para se ter uma ideia, uma radiografia frontal simples corresponde a um dia inteiro de radiação natural (que pode ser de origem solar – isto é, infravermelha e ultravioleta – ou cósmica); uma tomografia no crânio, a oito meses; e uma tomografia de abdome, a 20 meses.