EQST

O Que Uma Fratura Lisfranc?

O que uma fratura Lisfranc? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é uma fratura Lisfranc?

A lesão de Lisfranc é uma fratura e/ou desvio no médio-pé que rompe uma ou mais articulações tarsometatársicas. O diagnóstico é feito por radiografia e frequentemente TC.

Quem foi Lisfranc?

Recebe a denominação de Lisfranc em homenagem ao médico francês Jacques Lisfranc que descreveu uma amputação desta articulação. Alguns autores consideram a ausência de diagnóstico, principalmente em politraumatizados, como motivo da sua baixa incidência, o que pode ocorrer em torno de 20% dos casos(5,6,8,10-19).

O que é uma fratura luxação?

Uma fratura é um osso quebrado. Uma luxação é quando um osso se move para fora de sua articulação, e um entorse/estiramento é o alongamento de ligamentos ou tendões. Enquanto eles podem ser parecidos, são duas lesões diferentes.

O que é médio pé?

1) Médio pé É como se você corresse com o chapado no chão. Então a parte da frente e o calcanhar encostam na mesma hora no chão. Uma boa forma de entender esse movimento é olhando crianças correrem, em geral elas sempre correm dessa forma.

O que é fratura na articulação?

Uma extremidade do osso fraturado fica encravada na outra. Consequentemente, o osso parece encurtado. As fraturas podem se estender até a cartilagem nas extremidades dos ossos que formam uma articulação (chamadas superfícies articulares).

O que é fratura de Jones?

- Fratura de Jones: é uma lesão mais difícil de ocorrer, devido à sua localização. Essa fratura ocorre em uma área específica do quinto metatarso, na qual a irrigação de sangue é bastante limitada. Geralmente nesses casos a recuperação do osso é mais demorada. Ela pode ser ocasionada por estresse ou por traumas.

O que é lesão de turco?

14, 15 A lesão de Turco é uma lesão cujo mecanismo de trauma envolve baixa energia e causa apenas ruptura ligamentar, com ou sem a luxação dessa articulação, e ocorre especialmente em atletas.

Onde fica o médio pé?

O e seus ossos podem ser divididos em três partes anatômicas e funcionais: A parte posterior do (retropé): tálus e calcâneo. A parte média do (mediopé): navicular, cuboide e cuneiformes. A parte anterior do (antepé): metatarsais e falanges.

Como podem ser as fraturas?

As fraturas podem ser definidas como uma ruptura parcial ou total do osso e podem ser classificadas em abertas ou fechadas, de acordo com o lesionamento da pele ou não. Uma fratura fechada é quando não ocorre o rompimento da pele, já a exposta é quando a pele é rompida e o osso apresenta-se exposto.

Como tratar fratura de Jones?

As fraturas de Jones acontecem em uma área pouco vascularizada do osso, de forma que demoram para cicatrizar. O tratamento não cirúrgico implica na utilização de bota rígida imobilizadora sem apoio, por 6 a 10 semanas.

Qual a diferença entre luxação?

Portanto, a luxação é quando o osso se desloca da articulação por conta de uma lesão com impacto, e o entorse se refere ao alongamento demasiado dos ligamentos, já a contusão é apenas uma lesão em tecidos moles pelo trauma.

Quais são os ossos que formam o pé humano?

Os três grupos ósseos que compõem o são: Tarso, metatarso e falanges.