A união indissolúvel significa que os Estados, o DF e os Municípios não podem se separar do todo. A Federação é indissolúvel. O pacto federativo é indissolúvel. Se uma entidade federativa tentar forçar para se separar do todo, pode ocor- rer uma intervenção federal (artigo 34º, inciso I).
Isto significa que a união afetiva de um homem e uma mulher, que não exclua a procriação e a educação dos filhos, e formalizada perante a autoridade da comunidade, é por natureza indissolúvel, valido para todos os homens pelo simples fato de ser homem.
Na Igreja Católica, o casamento é considerado "o pacto matrimonial, com o objetivo pelo qual um homem e uma mulher constituem entre si uma íntima comunidade de vida e de amor, fundada e dotada de suas leis próprias pelo Criador.
O casamento na igreja pode ser apenas religioso, para quem já casou no civil, ou pode ser um casamento religioso com efeito civil. Se você já se casou no civil e quer realizar o casamento religioso, não se preocupe, não há prazos para o casamento religioso após o casamento civil.
O casamento não está vinculado à igreja: ele é uma cerimônia civil. É o que diz o artigo 1512 de nosso Código Civil: “o casamento é civil e gratuita a sua celebração”. É apenas por exceção que nossa lei confere qualquer validade ao casamento religioso.
Neste caso o processo é o seguinte: ⇒ Levar o Requerimento e o Termo Religioso com efeito civil e solicitar o registro do casamento no cartório. Caso não haja nenhum impedimento, em 16 dias os noivos podem ir ao cartório e retirar a certidão de casamento civil.
Os noivos que optam pelo casamento religioso com efeito civil assinam um único documento no ato da cerimônia religiosa, o Termo de Religioso com Efeito Civil, que posteriormente deve ser levado ao Cartório para que possa ser substituído pela Certidão de Casamento Civil.
Um casamento na igreja pode custar entre R$ 600 a R$ 10 mil, dependendo da igreja e da data. Esses valores dizem respeito apenas ao aluguel e reserva da data, não incluem decoração, nem os músicos. Uma dica: algumas igrejas possuem datas disputadíssimas e, por isso, a antecipação vale ouro.
Opção 1 - Esta opção segue na seguinte ordem:
Amor, não te prometo perfeição, mas te prometo fazer das minhas qualidades, colunas fortes para sustentar o nosso amor. Prometo dar o meu melhor à você. Jesus, obrigada por ter cuidado de nós, obrigada por ter trazido à minha vida esse homem maravilhoso que está no altar à minha espera.