Culta é a pessoa que possui cultura, que é instruída, civilizada ou informada, que tem conhecimento sobre vários assuntos. Inculta é uma pessoa que não consegue ou não tem interesse em sair do senso comum.
Para ser uma pessoa culta é preciso, acima de tudo, ser curioso, querer conhecer coisas novas, se interessar pelas experiências vividas por terceiros e realmente sair da caixinha, como se diz popularmente, desbravando o mundo e todo o conhecimento que ele tem a oferecer.
Como ser mais inteligente
Como se tornar mais inteligente
Finamente, podemos dizer que a inteligência se manifesta em outras capacidades que a fazem brilhar, como o trabalho, a memória e a criatividade. Podemos dizer também que a inteligência tem um forte componente genético. O DNA vai definir muitas características do indivíduo, mas não todas.
QI (Quociente de Inteligência) é uma medida, um número que expressa a capacidade intelectual de um indivíduo com base em critérios de referência e comparações, estabelecendo uma relação entre sua idade mental e cronológica.
Dessa forma, se os genes herdados dos pais podem determinar o potencial que os indivíduos possuem para a inteligência, é o ambiente no qual o indivíduo está inserido que determina de que maneira o indivíduo irá desenvolver tal potencial.
As teorias mais clássicas e estudadas são: a abordagem psicométrica, a desenvolvimental e a cognitivista, entretanto, existem teorias mais recentes e consideradas mais abrangentes, que serão discutidas a seguir.
As Inteligências Predominantes:
As inteligências levantadas na pesquisa de Gardner saem dessas duas áreas e passam a ter uma área bem mais abrangente, sendo elas: linguística, lógico-matemática, espacial, pictória, musical, corporal-sinestésica, naturalista, interpessoal e intrapessoal, existentes no cérebro de todos os seres humanos, sendo que cada ...
9 tipos de inteligência e as aplicações no mundo do trabalho
Como desenvolver as suas múltiplas inteligências na prática
As múltiplas inteligências são o conjunto de habilidades que compreendem as inteligências. Embora haja todas estas competências, são raros aqueles que conseguem desenvolver os 8 tipos de inteligência.
A teoria das inteligências múltiplas Gardner crê que os testes de QI têm uma relevância limitada para a vida real e, segundo ele, pode haver até oito tipos diferentes de inteligência, que se aplicam em diversas áreas.
Gardner identificou nos seres humanos as inteligências linguística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésica, interpessoal, intrapessoal, naturalista e existencialista.
No sentido popular, a inteligência é muitas vezes definida como a habilidade mental geral para aprender e aplicar conhecimento para manipular seu ambiente, bem como a capacidade de raciocinar e ter pensamento abstrato.
1 intelecção, intelecto, intelectualidade, juízo, mentalidade, mente, sapiência. Agudeza de espírito: 2 argúcia, agudeza, lucidez, discernimento, esperteza, fineza, perspicácia, raciocínio, sagacidade.
1 conhecimento, saber, sapiência, ciência, cultura, erudição, ilustração, instrução, luzes, estudo, inteligência, entendimento, compreensão. Prudência e reflexão: 2 prudência, reflexão, comedimento, moderação, sensatez, ponderação, temperança, bom senso, circunspecção, juízo, razão, critério, retidão.
Significado de Inteligente substantivo masculino e feminino Pessoa que possui ou demonstra inteligência. Etimologia (origem da palavra inteligente). Do latim intelligens.
substantivo feminino Qualidade de esperto. ... Sutileza, sagacidade, finura, astúcia, manha: a esperteza nem sempre é acompanhada de uma inteligência sistemática.