Na termogênese, o corpo queima gordura armazenada para obter energia e produz calor como efeito colateral. Às vezes, o calor é deliberadamente induzido, como quando as pessoas estão com frio e seus metabolismos queimam gordura para regular a temperatura corporal.
Termogênese Química As células que são responsáveis por armazenar gorduras (adipócitos), principalmente aquelas que estão localizadas no tecido adiposo marrom, são importantes fontes de energia térmica, pois possuem facilidade em converter seu estoque de energia química em térmica.
de acordo com as leis da termodinâmica e o corpo humano pode ser comparado a uma máquina térmica a energia que realizamos é obtida a partir das reações de oxidações durante os diferentes tipos de oxidações ha liberação de energia cuja quantidade depende da reação em particular.
A termogênese química, apesar de mais lenta do que a termogênese mecânica, é o meio mais importante para a manutenção da temperatura corporal. O calor é produzido no corpo humano pelas reações exotérmicas que ocorre no metabolismo das gorduras, dos açucares e das proteínas [PAULI, 1979].
O corpo precisa gastar energia para igualar a água à temperatura do corpo, e por isso passa pelo processo de termogênese, onde o corpo gasta mais energia queimando calorias. Falta de sono torna o metabolismo mais lento.
O suor é produzido pelas glândulas sudoríparas e possui como principal papel o controle da temperatura do corpo, impedindo o superaquecimento. A temperatura do corpo humano normalmente está entre 36°C e 37°C, quando medida pela boca.
O metabolismo acelerado é um processo que leva tempo e não acontece da noite para o dia. Por isso, é essencial que a prática de exercícios seja constante. Da mesma forma, exagerar nessas técnicas também não é a melhor opção.
Levemente ativo = 1.
Remédio para emagrecer: os mais usados para perder peso
Comparativo dos melhores termogênicos
Pimenta caiena (pimenta vermelha): Acelera o metabolismo em 20%, porque aumenta a circulação e a temperatura do corpo, além de melhorar a digestão. Tem a propriedade de retirar gorduras das artérias. Gengibre: Aumenta o metabolismo em 20%. Pode ser usado cru, refogado ou em forma de chá.
Ajudam a emagrecer: A pimenta é um alimento termogênico, capaz de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. A substância responsável por isto é a capsaicina que aumenta a taxa metabólica em até 20%. Assim, o consumo de 6 gramas de pimenta queima cerca de 45 calorias.
Pimenta caiena é a que mais possui benefícios medicinais E tem mais: faz bem para o coração, melhora a imunidade e ainda ajuda a criar uma proteção no estômago para impedir a formação de úlceras.
As pimentas têm vários benefícios para a saúde e deixam os pratos doces e salgados ainda melhores.
O uso moderado da pimenta pode auxiliar, e muito, na manutenção da saúde cardiovascular. Por que isso acontece? Dentre os inúmeros benefícios do alimento, a pimenta pode manter sob controle as taxas de triglicerídeos e colesterol. O condimento também pode ajudar a regular a pressão arterial!
Não existe base científica que permita dizermos que a pimenta faz mal à saúde. No entanto, a exemplo de tantos outros alimentos, ela traz alguns riscos para o corpo. Pimentas mais ardidas e fortes podem causar inflamações. De acordo com o tipo e com a quantidade ingerida, pode haver uma agressão ao aparelho digestivo.
Quem não tem contraindicação, pode consumir entre uma ou duas vezes por dia. Lembrando que a melhor maneira de se comer a pimenta é fresca, in natura. "Assim, todos os nutrientes dos frutos são mantidos", aponta Garcez.
Elas também são ricas em muitos outros nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo. As pimentas são fonte de vitamina C (que melhora o desempenho do sistema imunológico), vitamina E (também conhecida como antioxidante natural) e vitamina A (que tem como função principal a melhora da visão).