A perífrase é uma figura de linguagem que está relacionada com as palavras. Por esse motivo, ela está na categoria de figuras de palavras. A perífrase ocorre pela substituição de uma ou mais palavras por outra expressão. ... Do grego, a palavra “períphrasis” significa o ato de falar em círculos.
As formas verbais são as variações que os verbos apresentam quando conjugados, ou seja, quando relacionados com um sujeito, ocorrendo flexão em número, pessoa, tempo e modo.
Os Modos Verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) indicam as maneiras como os verbos se expressam: Indicativo - exprime fatos, certezas. Exemplo: Discursa muito bem. Subjuntivo - exprime desejos, possibilidades, dúvidas.
Chamamos de modos verbais as atitudes expressas no momento da fala ou da escrita. São classificados em modo indicativo, modo subjuntivo e modo imperativo.
O MODO VERBAL caracteriza as várias maneiras como podemos utilizar o verbo, dependendo da significação que pretendemos dar a ele. Rigorosamente, são três os modos verbais: INDICATIVO, SUBJUNTIVO e IMPERATIVO. Porém, alguns gramáticos incluem, também como modos verbais, o PARTICÍPIO, o GERÚNDIO e o INFINITIVO.
O modo subjuntivo é aquele que apresenta o fato, a ação, mas de maneira incerta, imprecisa, duvidosa ou eventual. Este é o modo verbal exigido nas orações que dependem de outros verbos. Exemplos: Talvez ele chegue mais tarde.
Os tempos verbais (presente, pretérito e futuro) se unem aos modos verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) para indicar a forma como ocorrem as ações, estados ou fenômenos expressados pelo verbo.
Exemplos de verbos no subjuntivo Verbo andar: que eu ande, se ele andasse, quando nós andarmos,... Verbo usar: que ele use, se nós usássemos, quando eles usarem,... Verbo ser: que eles sejam, se nós fôssemos, quando eu for,... Verbo ter: que nós tenhamos, se eles tivessem, quando eu tiver,...
O modo indicativo é usado para transmitir um acontecimento certo e real. O modo indicativo é um dos modos verbais, juntamente com o modo subjuntivo e o modo imperativo. ... Os modos verbais indicam a posição do emissor ou agente face a ação verbal.
Este tempo verbal é formado pelo futuro simples do subjuntivo do verbo ter mais o particípio do verbo principal.
Assim, a ação transmitida por um verbo no imperativo é um pedido, convite, exortação, ordem, comando, conselho ou súplica. O imperativo se divide em imperativo afirmativo e imperativo negativo, sendo conjugados de forma diferente. Em ambos não existe flexão na 1. ª pessoa do singular (eu).
Modo usado para dar uma ordem ou advertência Não é possível conjugar verbo na 1ª pessoa do singular (eu) em nenhum dos dois tempos verbais usados no modo imperativo, porque não há como dar uma advertência, direção ou ordem a si mesmo. Exemplos de frases no modo imperativo: Não corra! Faça aqui a sua inscrição.
O modo imperativo é composto por dois tempos verbais: o imperativo afirmativo e o imperativo negativo. Os verbos no imperativo nunca são conjugados na 1. ª pessoa do singular (eu).
b) Frases Imperativas: ocorrem quando o emissor da mensagem dá uma ordem, um conselho ou faz um pedido, utilizando o verbo no modo imperativo. Podem ser afirmativas ou negativas.
Utilizamos as frases interrogativas quando queremos fazer alguma pergunta, uma interrogação para alguém. ... Para fazer perguntas em português podemos usar as palavras interrogativas em português. Algumas destas palavras são: o que, quando, onde, quem e por que.
Frases nominais são aquelas que não possuem verbos, exemplos: Boa tarde a todos. Cuidado, menino! Em cima da mesa um computador e várias canecas.
O modo imperativo é um modo verbal utilizado para exprimir uma atitude de ordem, conselho, convite ou solicitação. Os outros modos verbais são: indicativo e subjuntivo.
O modo imperativo possui duas formas distintas, a positiva e a negativa, cada qual formada de uma maneira específica. No caso das pessoas “tu” e “vós”, o imperativo afirmativo é formado a partir do presente do indicativo, eliminando-se o “s” ao final da conjugação.
1 autoritário, arrogante, despótico, dominador, imperial, imperioso, prepotente. Que é indiscutível: 2 categórico, contundente, decisivo, definitivo, esmagador, imperatório, impreterível, incontestável, indiscutível, inegável, injuntivo, obrigatório, peremptório, terminante.
Verbos são palavras que indicam ações, estados, processos ou fenômenos, ou seja, que indicam acontecimentos representados no tempo. Existem verbos regulares, irregulares, anômalos, defectivos, impessoais, unipessoais, abundantes, de ligação, auxiliares, pronominais, reflexivos, transitivos e intransitivos.
Distinguem-se, assim, dos verbos intransitivos e transitivos, na medida em que esses expressam uma ação praticada ou sofrida. Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver. Exemplos: A plateia é toda jovem.
Um verbo é uma palavra que indica acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Os verbos flexionam-se em número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz....Flexão em pessoa:
a) Verbos simples: são verbos que não se flexionam em pessoa e número e não incorporam afixos locativos. ... Todos os verbos ancorados no corpo são verbos simples. Há também alguns que são feitos no espaço neutro. Exemplos dessa categoria são CONHECER, AMAR, APRENDER, SABER, INVENTAR, GOSTAR.
Quando há apenas uma oração, ou seja, um verbo, ele é chamado de período simples; quando há dois ou mais verbos, ele é chamado de período composto.
a) verbos simples: não se flexionam em pessoa e número e não admitem afixos locativos; todavia podem flexionar-se em aspecto (GOSTAR, abaixo, é um exemplo desse tipo de verbos, que têm o parâmetro de ponto de articulação dos sinais ancorados no corpo).
Os períodos simples possuem uma oração absoluta, possuindo um único verbo ou locução verbal. Veja um exemplo para entender melhor: “Maria sorriu para João”. Esta frase é um período simples, já que possui apenas um verbo: “sorriu” e, portanto, apenas uma oração.