O sócio-construtivismo é uma teoria que vem se desenvolvendo, com base nos estudos de Vygotsky e seus seguidores, sobre o efeito da interação social, da linguagem e da cultura na origem e na evolução do psiquismo humano. ... Portanto, a aprendizagem é um resultado adaptativo que tem natureza social, histórica e cultural.
A principal diferença entre maturação e aprendizagem, é que na aprendizagem o indivíduo está aprendendo, enquanto na maturação é só um desenvolvimento. A principal diferença entre maturação e aprendizagem, é que na aprendizagem o indivíduo está aprendendo, enquanto na maturação é só um desenvolvimento.
Maturação ou amadurecimento é o processo de desenvolvimento dos seres vivos ou suas partes no sentido de tornar o organismo apto para a reprodução. Em relação aos animais, diz-se que, nessa altura, eles atingem a maturidade sexual; os que ainda não atingiram a maturidade designam-se como "imaturos".
A maturação biológica pode ser definida como; todas as mudanças morfológicas e fisiológicas que acontecem durante o processo de crescimento devido às transformações físicas, psíquicas e sociais, estabelecendo um elo entre a infância e o final da vida adulta (velhice).
O crescimento e maturação são essencialmente processos biológicos, enquanto que o conceito de desenvolvimento tem um alcance mais amplo e envolve domínios, principalmente, do comportamento.
O que é Maturação ou Cura? Consiste em uma série de processos (transformações) físicos, bioquímicos e microbiológicos que ocorrem em todos os queijos, exceto aqueles que são frescos. Estes processos modificam a composição química do queijo, principalmente nos teores de lactose, proteínas e lipídeos do queijo.
O ideal é colocar o queijo em uma tábua ou vasilhame que absorva água. Existem caixas de cura de queijo, que já vem com telas de proteção que permitem que o ar circule sobre o produto e evitam a presença de indesejados mosquitos. Durante os primeiros dias de cura, o queijo pode eliminar água e óleo.
QUEIJEIRA - Caixa de Maturação A caixa de maturação é feita em madeira com tela mosqueteira. É só abrir a fechadura e colocar o queijo. Periodicamente ir virando o queijo de posição. Recomendamos passar um azeite no queijo.
É um queijo produzido com leite cru, mas pode ser encontrado com leite pasteurizado. O queijo curado é um queijo mais seco e mais firme, massa mais ou menos firme, casca amarelada e de sabor levemente ácido. Seu processo de maturação fortalece a intensidade do seu sabor e melhora a sua conservação.
O queijo deve ser deixado numa área da cozinha onde há boa ventilação e que esteja abrigado da luz e de umidade. Curar é secar, portanto alta umidade não é bem-vinda. Coloque-o sobre uma tábua ou sobre uma superfície que absorva umidade.
Os tipos de queijo
Qual queijo pode substituir o meia-cura? Use queijos mais firmes e curados - eles são mais salgadinhos, o que dá o sabor característico do pão de queijo. Dá até pra misturar tipos de queijo como parmesão e minas padrão. Se utilizar queijos mais macios, como o queijo prato, o resultado será diferente.
Queijo Meia Cura, em Minas, é o queijo nem fresco nem curado. ... O tradicional queijo Minas Meia Cura (que não é o chamado 'padrão'), é feito de leite cru por pequenos produtores. Mas ele pode ser encontrado também de leite termizado ou pasteurizado.
Muito tradicional em Minas Gerais, o queijo Meia Cura possui sabor marcante, levemente ácido. Ele vai bem em diversas receitas e é o ingrediente principal do nosso amado pão de queijo! Experimente o Queijo Minas Meia Cura Tirolez com um cafezinho fresco passado na hora, com doces e tudo mais que você desejar!
2- Salmoura faça assim: 10 litros de água, 2,2Kg de sal. Misture bem este sal e coloque o queijo. Como o queijo vai boiar, coloque uma pitada de sal sobre o queijo na salmoura, para evitar queimar por cima e deixar uma casca amarelada sobre o queijo; Queijo de 1 quilo deixe por até 8 a 10 horas mergulhado na salmoura.
Segundo Oliveira, a preferência mineira é pelo queijo de massa fechada (sem furinhos), que atualmente chega ao consumidor a uma média de R$15,00 kg no local. Se o queijo for rendado (com pequenos furos), o preço cai a R$12,00 kg.
“Geralmente, quanto mais brancos, mais saudáveis e menos gordurosos os queijos são, por conterem maior quantidade de cálcio e de proteína. O queijo cottage, a ricota, o queijo minas e a muçarela de búfala são bons exemplos. Eles têm menos corantes, são ricos em proteína e pobres em gorduras”, acrescenta.