Ações musculares determinam todos os movimentos do corpo humano. O músculo é o único tecido do corpo capaz de produzir força. Existem diversos tipos de ações musculares como: Ação concêntrica, estática e excêntrica.
O tecido muscular estriado esquelético é responsável pela contração voluntária do organismo. Ligado aos ossos, esse tecido é o responsável pela locomoção. As células desse tecido são ricas em filamentos de actina e miosina.
Os músculos esqueléticos são feixes de fibras contráteis organizados em um padrão regular, de modo que, quando visualizadas em um microscópio, aparecem como listras (por causa disso, eles também são denominados músculos estriados ou listrados). Os músculos esqueléticos variam em suas velocidades de contração.
Os músculos esqueléticos são formados por centenas de células alongadas conhecidas como fibras musculares. Essas fibras são compostas pela actina e miosina, proteínas com capacidade de contração e que formam filamentos finos e espessos, respectivamente.
O corpo humano possui mais de 600 músculos esqueléticos, que apresentam contração voluntária. Esses músculos são formados por células alongadas e multinucleadas, as quais são chamadas também de fibras musculares. Uma das características marcantes desse tipo de tecido muscular é a presença de estriações transversais.
O sistema muscular do corpo humano, possui cerca de 650 músculos estriados esqueléticos. Juntos com os tendões e ossos, são capazes de realizar uma quase infinidade de movimentos diferentes. A movimentação dos músculos se dá pela capacidade de realizarem contração e descontração.
Alguns dos principais músculos do corpo são o Trapézio, Grande Dorsal, Glúteo Máximo, Ísquiotibiais, Tríceps Sural, Deltóide, Tríceps Braquial, Peitoral, Bíceps, Braquioradial, Reto Abdominal, Oblíquo Externo e Oblíquo Interno, Sartório, Íliopsoas, Adutores, Reto Femoral,Vasto Lateral,Vasto Medial e Intermédio, e ...
Há os “voluntários” e “involuntários”. Os voluntários dependem da ordem que damos para fazer algo e os involuntários não dependem dessa ordem, como acontece com o bater do coração. Alguns dos principais músculos são o trapézio, os tríceps e os bíceps ou os abdominais.
Por esta razão, os movimentos reflexos são organizados pela medula espinal e movimentos voluntários necessitam da participação de outros níveis hierárquicos do sistema motor. ... É o que acontece ao furarmos o dedo com uma agulha, por exemplo, seu toque estimula o neurônio sensitivo, que leva o impulso até a medula.
Actos Voluntários São aqueles que são conscientes e dependem da nossa vontade como por exemplo ler, falar, escrever ou andar. O impulso nervoso é gerado no cérebro e conduzido aos neurónios motores que actuam sobre os órgãos implicados em cada acto. O centro de resposta situa-se no encéfalo.
Os movimentos involuntários são aqueles que realizamos independente da nossa vontade. Por exemplo: espirrar, piscar, respirar, bocejar, etc. Um outo exemplo de movimento involuntário e o ato reflexo. ...
Os espasmos abdominais são contrações involuntárias que afetam os músculos digestivos abdominais. Esses músculos não estão sob comando voluntário do indivíduo e funcionam de maneira automática para permitir o peristaltismo, que autoriza a progressão do conteúdo digestivo.