Quando velocidade e aceleração apresentam sentidos opostos, o módulo da velocidade diminui com o passar do tempo. Nesse caso, esse movimento é chamado de retardado, e essas duas grandezas apresentam sinais opostos.
Aristóteles classificou o movimento da Lua como um meio-termo entre o movimento natural e violento, pois ela estava distante demais (próxima dos objetos celestes e perfeitos) para ser considerada um objeto terreno mas em contrapartida ela estava perto demais para ser afetada pela Terra (coisas imperfeitas).
Os princípios fundamentais da física aristotélica são: Lugares naturais: cada elemento preferia estar em um lugar diferente e específico no espaço, em relação ao centro da Terra, que também é o centro do universo. ... O éter preenchendo o espaço: todos os pontos do espaço são preenchidos pela matéria.
Para Aristóteles, as ciências são a busca das causas e princípios primeiros da realidade com um fim em si mesma. Isso significa que o homem busca esse tipo de saber para aperfeiçoar seu raciocínio e sua alma, não para algum fim ou com utilidade (em vista de). É a busca do universal.
Substância é um conceito chave da metafísica ou ontologia. Designa aquilo que há de permanente nas coisas que mudam e portanto o fundamento de todo acidente.