Um material é isotrópico se as propriedades mecânicas podem ser descritas sem referência a direção. A maioria dos materiais estruturais, tais como aço e alumínio, podem ser tratados como isotrópicos. Um tensor é isotrópico se as suas componentes são as mesmas independente da base.
A madeira sofre mudança dimensional quando seu teor de umidade é alterado, contrai-se quando perde umidade e expande-se quando é umedecida. ... A umidade pode causar apodrecimento, contrações, bolhas, mofo, fungos e o aparecimento de cupins de madeira úmida, por exemplo.
Basta usar um esfregão seco, um pano ou papel absorvente para retirar a água o mais rápido possível. Outra dica é colocar um ventilador ao lado da estrutura. Isso fará com que o ar se movimente sobre as placas e ajudará na remoção da umidade. Para esse fim, secadores de cabelo também ajudam nessa hora.
Segundo a ABNT NBR 7190/1997 o teor de umidade da madeira (TU) corresponde à relação entre a massa da água nela contida e a massa da madeira seca. A equação 1 fornece a relação para determinação do teor de umidade da madeira, onde m1 é a massa inicial da madeira (em gramas) e m2 é a massa de madeira seca (em gramas).
A umidade da madeira mesmo não sendo uma característica intrínseca do material se relaciona à sua resistência, onde esta diminui com o aumento do teor de umidade. ... As propriedades de resistência e módulo de elasticidade apresentaram tendência de redução com o acréscimo da umidade.
Alguns fatores podem influenciar na resistência ao choque, dentre os quais – forma e dimensões das peças, inclinação da grã, massa específica, teor de umidade e propriedades anatômicas da madeira.
EFEITO DE COMPRESSÃO A compressão na madeira pode ocorrer segundo três orientações: paralela, normal e inclinada em relação às fibras. ... Os valores de resistência à compressão normal às fibras são da ordem de ¼ dos valores de resistência à compressão paralela.
Kmod: é um coeficiente que ajusta os valores da resistência em função da influência de diversos fatores e é dado por: Komod = Kmod1 . Kmod2 . Kmod3; Ec: é o valor médio do módulo de elasticidade obtido de ensaios de compressão paralela às fibras que leva em conta apenas a deformação instantânea da madeira (MPa).
As propriedades físicas mais relevantes para a utilização da madeira como material estrutural são: Densidade; • Teor de umidade; • Retratibilidade e Inchamento; • Carbonização.
Entre as principais propriedades físicas da madeira, estão a massa específica (massa por volume) ou densidade e a estabilidade dimensional (contração e inchamento em função do teor de umidade) e, entre as mecânicas, estão a resistência a esforços de compressão, flexão, tração, cisalhamento e fendilhamento (ARAÚJO, 2002 ...
Propriedades no estado fresco No espaço de tempo que o concreto permanece plástico, as características de maior importância são: consistência, coesão e homogeneidade. A combinação dessas três características é denominada trabalhabilidade.
4) Que propriedades da madeira fazem com que ela possa ser utilizada na fabricação de móveis? solidez; resistência; durabilidade; é moldável.
A dureza da madeira é uma das propriedades mecânicas que permite a definição da empregabilidade desse material na construção civil e na indústria moveleira. ... Para isto, foi empregado o método de ensaio Janka em três espécies de madeira saturada de uso estrutural.
Espécies de madeiras brasileiras
Após a independência do Brasil essas regras deixaram de valer, mas o nome madeira de lei é utilizado até hoje para definir as espécies mais resistentes e valiosas comercialmente. Com a ampliação do termo, árvores como ipê, mogno, jacarandá e cedro passaram a ser consideradas madeira de lei.
A planta de 25 m de altura é um carvalho (cujo nome científico é Quercus palmer) está em uma região árida e se formou a partir de um conjunto de arbustos clonados.
O pinho é o tipo mais comum de madeira macia atualmente. Seus usos variam de mobiliário a estruturas de madeira, de pisos a tetos e de apainelamento à madeira estrutural.
Eucalipto
Um dos produtos mais conhecidos para este material é o verniz. Além de realçar a cor da madeira, são resistentes a impacto, calor, abrasão e água. Alguns possuem proteção contra raios ultravioleta, mas vale ressaltar que vernizes com filtros solares muito fortes podem escurecer o móvel.
Alguns dos principais exemplos de madeiras claras são:
TECA
Para executar o processo de impermeabilizar com o verniz, é preciso comprar o produto à base de óleo, pincéis e lixa de papel; Óleo: Também é comum encontrar opções de óleo para impermeabilizar a madeira. Os óleos de linhaça, tungue e noz são os mais utilizados para fazer esse procedimento.
Madeiras de Exterior: Como Proteger Varandas e Jardins
Os vernizes criam uma camada transparente, como um filme sobre a superfície aplicada, que tapa os poros da madeira. Isso destaca os veios e as cores naturais da madeira. Trata-se de um produto à base de óleos secativos e resinas sintéticas.