Para ensaios anticorpo-baseados (immunoassays), o anticorpo usado para detectar o antígeno do interesse deve ser conjugado a uma molécula que possa ser detectada, referida frequentemente como a etiqueta.
O teste de aglutinação ocorre quando há a formação de agregados suficientemente grandes de micropartículas ou células com múltiplos determinantes antigênicos, interligados por pontes moleculares de anticorpos (ou antígenos).
Os testes de aglutinação direta geralmente são feitos em tubos, incubando amostras de soro em diluições seriadas diante da concentração constante de suspensão de células (antígeno). Após o período de incubação de 30 a 90 minutos observa-se a formação de agregados visíveis.
Teste altamente sensível, utilizado no diagnóstico de vírus, bactérias, protozoários e fungos; doenças auto-imunes; detecção de hormônios e tipagem de grupos sanguíneos.
A aglutinação é a reação de um anticorpo presente naturalmente ou produzido no plasma - a aglutinina - com determinados antígenos na membrana das hemácias - o aglutinogênio - formando um aglomeramento de pequenas massas de células.
A aglutinação espermática é quando os espermatozoides ficam presos uns aos outros. Geralmente isso é decorrente da presença de anticorpos anti-espermatozoides. É um problema imunológico em que seu organismo ataca os próprios espermatozóides e atrapalha a função reprodutiva.
Significado de Aglutinação [Linguística] Processo de formação de palavras em que duas ou mais palavras se unem, formando uma nova palavra, com perda fonética e morfológica: planalto resulta da aglutinação de plano + alto. ... Etimologia (origem da palavra aglutinação).
Aglutinação de glóbulos vermelhos sob a ação de aglutininas específicas. Pode ser imune ou não imune, como a causada por vírus ou por outros microrganismos.
Quando o antígeno é um eritrócito é usado o termo hemaglutinação. Todos os anticorpos podem teoricamente aglutinar antígenos particulados mas IgM, devido à sua elevada valència, é particularmente uma boa aglutinina e se pode às vezes inferir que um anticorpo deve ser da clase IgM se for um bom anticorpo aglutinador.
ABO: TIPAGEM REVERSA: Determina a presença ou ausência dos anticorpos ABO (anti-A e anti-B) no plasma ou soro.
Exemplo: Hemaglutinação Passiva para a Doença de Chagas: As hemácias são revestidas com Ag do T. ... Se houver Ac específico contra o Ag, as hemácias se aglutinam e formam uma camada no fundo do poço. Quando não existe Ac específico, as células formam um botão no fundo do poço.
Na imunoprecipitação usa-se um anticorpo ligado à minúsculas esferas agarose (que é uma resina) para precipitar o antígeno. Geralmente esta ligação entre anticorpo e agarose é feita através de uma proteína A, mas também pode ser feita através de outras pontes como a biotina/estreptoavidina (ver Ponte 2.
Imunoensaios são baseados nos princípios de que antígenos específicos irão estimular reações imunológicas muito específicas e de que proteínas produzidas pela reação imunológica, chamadas anticorpos, podem ser usadas para sinalizar a presença de um composto-alvo em uma amostra.
O que é? Teste para a determinação de anticorpos anti-Treponema pallidum por hemaglutinação indireta para diagnóstico sorológico da Sífilis. Este procedimento se presta a realização de ensaios para detecção de anticorpos anti-T.
O FTA-ABS IgG e IgM significam que você tem ou teve sifilis. Enquanto o IgM representa uma infecção mais recente, o IgG significa uma infecção tardia. Após ter sífilis, mesmo que o tratamento tenha sido realizado corretamente, o FTA-ABS IgG poderá ficar sempre positivo. É a cicatriz sorológica.
Cicatriz sorológica é o termo utilizado para as situações nas quais o indivíduo, comprovadamente tratado, mas ainda apresenta reatividade nos testes. Nestes casos, os testes treponêmicos tendem a ser reagentes, e os testes não treponêmicos quantitativos apresentam baixos títulos.
A sífilis latente é aquela que não apresenta sintomas e somente pode ser diagnosticada por testes sorológicos. É dividida em latente recente (menos de um ano de infecção) e latente tardia (mais de um ano de infecção).
As novas lesões são caracterizadas como manchas rosadas ou pequenos caroços acastanhados que surgem na pele, na boca, no nariz, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, podendo haver algumas vezes também descamação intensa da pele.
A sífilis ocorre em 3 estágios (ver tabela Classificação da sífilis): Primária. Secundária. Terciária.
A sífilis é uma doença infectocontagiosa, sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode também ser transmitida verticalmente, ou seja, da mãe para o feto, por transfusão de sangue ou por contato direto com sangue contaminado.
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível e contagiosa grave. Não é transmitida por fomites como toalhas, sabonete, escovas, etc. A transmissão se dá pelo cancro duro da sífilis primária ou as roseolas da sífilis secundária.
Uma pessoa pode transmitir a sífilis mesmo sem ter sintomas. Mas o diagnóstico sempre aparece teste específicos. Para se saber o tempo máximo de janela imunológica da sífilis, ou seja, até quanto tempo um teste pode ainda ficar positivo após o contato de risco, deve-se avaliar o tipo de teste utilizado.
Só é contagiosa nos estágios primário e secundário e, às vezes, durante o início do período latente. Raramente, a sífilis pode ser transmitida pelo beijo.
A cura da sífilis pode ser alcançada em apenas 1 ou 2 semanas de tratamento, mas quando ela não é tratada ou não é tratada corretamente, pode perdurar por 2 anos ou mais.
Você pode ter pego a sífilis de um outro parceiro, há muito anos atrás e não ter desenvolvido sintomas. Você pode estar na fase latente e sem nenhuma lesão da sifilis. Assim, você tem a sífilis e não transmitiu para o seu parceiro atual.
- Sífilis terciária: considerada a fase mais perigosa da sífilis, ela pode deixar a pessoa com sequelas ao comprometer órgãos como o cérebro, podendo levar a quadros psiquiátricos ou neurológicos bem graves, como a demência e a cegueira. Há também lesões da artéria aorta, do coração e outros órgãos vitais.