A tração animal é a alternativa mais econômica para a pequena propriedade, podendo servir de montaria, movimentar máquinas estacionárias, tracionar implementos e transportar mercadorias. O animal possui grande adaptabilidade, podendo ser utilizado praticamente em qualquer terreno, independente de sua topografia.
O animal utilizado na tração rural apresenta suas vantagens mais também traz consigo suas desvantagens no meio rural: Vantagens: - autodeslocamento; - reserva de força; - grande adaptabilidade, podendo ser utilizado praticamente em qualquer serviço que exija força trativa e em qualquer terreno, em especial os ...
Além das características já citadas, os animais que forem utilizados para tração deverão apresentar ainda as seguintes características: - devem ser pesados; - devem possuir caixa torácica bem desenvolvida; - devem ser baixos e compridos; - devem possuir boa estabilidade; - devem ser dóceis.
Percheron. Vem das colinas de Perche, na França. É a mais conhecida das raças de cavalos de tração. Seus antecedentes mais antigos foram usados durante as Cruzadas.
Os principais animais de tração ou carga são os equídeos, muares, asininos (cavalos, burros e jumentos) e bovinos. Os cães são muito mais versáteis, mesmo limitado ao contexto de seu uso produtivo em ambientes rurais (caça, pastoreio, etc.), bem como animais de tração e animais de estimação.
Existe referência de que é o animal que tem capacidade de carregar uma carga superior ao seu próprio peso. Um jumento desse pesa em torno de 130, 140 quilos. Tranquilamente ele carrega no lombo uma carga nessa faixa de 130, 150 quilos.
Os muares, mulas e burros, são animais híbridos resultantes do cruzamento de um jumento com uma égua, ou de um cavalo com uma jumenta. A mula é o indivíduo fêmea, resultante do cruzamento de um jumento com uma égua. O macho, resultante desse cruzamento, é chamado burro.
A mula é um animal híbrido, oriundo do cruzamento de um cavalo com uma jumenta ou égua com um jumento. Como esses animais pertencem a espécies diferentes, mas são do mesmo gênero, e por via de regra, animais que não são da mesma espécie não geram prole férteis, as mulas são estéreis.