A neurotoxoplasmose, também chamada por toxoplasmose cerebral, toxoplasmose do sistema nervoso central, é uma infecção no cérebro que ocorre em pessoas com imunidade baixa. É um tipo grave de toxoplasmose e pode ser fatal se não for diagnosticada e tratada adequada e precocemente.
A toxoplasmose é uma doença causada por parasita com distribuição mundial. O seu agente é o toxoplasma gondii que é um protozoário intracelular obrigatório. Em pacientes imunocompetentes pode causar síndrome mono-like ou cursar assintomático, e infecção latente pode persistir por toda a vida.
Você só pega toxoplasmose se ingerir terra ou alimentos contaminados com fezes de gatos, mas bons hábitos de higiene e limpeza no preparo dos alimentos evitam isso. Cães, pombos e mordidas de gatos ou outros animais NÃO transmitem a toxoplasmose.
Doença provocada pelo protozoário Toxoplasma gondii, é transmitida aos seres humanos através das fezes de diversos animais contaminados pelo agente transmissor.
Várias medidas simples podem ser tomadas para a prevenção da toxoplasmose dentre elas:
Esse parasita está presente na musculatura de uma série de animais como cães, gatos, bovinos, porcos, equinos e até aves. “O único animal capaz de transmitir, eliminar a forma infectante desse protozoário no meio ambiente é o gato através das fezes.
Como evitar a toxoplasmose
Os sintomas iniciais: em geral, não há sinais. O Toxoplasma se multiplica no felino por algumas semanas, enquanto ele solta ovos do parasita pelas fezes. As manifestações: embora não sejam frequentes, febre, falta de ar e anorexia são indícios da doença. O tratamento depende do quadro.
A toxoplasmose tem cura e o seu tratamento é a base de antibióticos, que variam dependendo do tipo e gravidade da doença. Os tratamentos mais longos são indicados para os casos de gravidez, deficiência do sistema imunológico e toxoplasmose congênita.
Para transmitir a doença, o gato precisa ingerir oocistos esporulados de Toxoplasma presente na carne crua de outros animais conhecidos como hospedeiros intermediários ou ingerir oocistos eliminados nas fezes de outro gato infectado.
As principais doenças que podem ser transmitidas pelos gatos, principalmente quando não bem cuidados, são:
A toxoplasmose é causada por um parasita microscópico chamado Toxoplasma gondii e transmitida pelas fezes dos gatos. No caso das grávidas, se uma mulher for infectada pela primeira vez durante sua gestação, ela corre o risco de abortar ou de que o bebê nasça com problemas congênitos.
O homem adquire a infecção por três vias:
Já os pacientes com sistema imunológico debilitado apresentam sintomas de toxoplasmose, como:
Quais as principais doenças que acometem os felinos?
A toxoplasmose, popularmente conhecida como doença do gato, é uma doença infecciosa provocada pelo protozoário Toxoplasma gondii (T. gondii), que possui como hospedeiro definitivo os gatos e intermediários as pessoas.
Os sintomas da esporotricose aparecem após a contaminação do fungo na pele. O desenvolvimento da lesão inicial é bem similar a uma picada de inseto, podendo evoluir para cura espontânea. Em casos mais graves, por exemplo, quando o fungo afeta os pulmões, podem surgir tosse, falta de ar, dor ao respirar e febre.
Não apenas devido às diferentes tonalidades de cor que pode apresentar a Íris, senão também pelo expressivos que podem ser devido ao seu grande tamanho. Todas estas características os tornam muito atraentes. Talvez seja este o motivo pelo qual se criaram tantos mitos e superstições em volta do olhar do olhar felino.
Quando os gatos fecham os olhos na presença de outro animal ou humano, é um sinal de confiança, aspecto fundamental do amor. Qualquer coisa pode acontecer quando os olhos do seu gato estão fechados. Assim, quando eles fecham os olhos e deixam você acariciá-los, isso mostra sua total e irrestrita confiança.
O tratamento para as perfurações corneanas é cirúrgico objetivando restaurar a estrutura anatômica e a função do olho. Várias técnicas cirúrgicas são propostas para reparar a perfuração ocular, incluindo enxertos conjuntivais, membrana biológicas, transposição córneo-escleral, transplante de córnea, entre outros.
Os riscos são inúmeros: se a lesão for na córnea, a vítima pode desenvolver catarata, e se a retina for atingida, a visão pode ficar comprometida parcial ou completamente. Os traumatismos são agressões ao globo ocular causadas por perfurações, contusões, queimaduras ou contato com produtos químicos.
Nas 24 horas imediatamente posteriores à ocorrência de um trauma ou traumatismo ocular o olho pode ficar com uma mancha de sangue devido à rutura de vasos sanguíneos.