Consiste na avaliação da resposta fetal à estimulação sonora com buzina Kobo (buzina de bicicleta). Considera-se feto reativo quando ocorre um aumento mínimo de 15 BCF em comparação a frequência anterior ao estímulo E/OU a presença de movimento fetal forte e brusco após a estimulação sonora.
Presença dos batimentos cardíacos fetais (BCF), que são detectados pelo sonar a partir de 12 semanas e pelo Pinard a partir de 20 semanas; Percepção dos movimentos fetais (de 18 a 20 semanas);
Os batimentos podem ser ouvidos a partir da 16ª semana, tornando-se mais fácil à medida que a gestação evolui (RESENDE, 2010). O emprego do Sonar-Doppler facilitou a pesquisa do BCF, podendo ser identificados a partir de 10 semanas de gestação.
Posição anatômica comum do útero, visualizada em exames de ultrassom. BCF: batimentos cardíacos fetais. Medida comum nos ultrassons gestacionais.
Também chamado de ultrassonografia e ecografia, o ultrassom é um exame de imagem realizado por um transdutor, aquele aparelhinho que o médico encosta na pele da pessoa e que emite e capta ondas sonoras por meio do contato com o corpo humano. Com base nessa avaliação, imagens são formadas e investigadas por um médico.
O BHCG quantitativo é um exame de sangue capaz de detectar a quantidade do hormônio HCG no sangue e se há indícios de gravidez. Além disso, o exame também pode indicar de quanto tempo é a gestação e se a gravidez está indo conforme o esperado.
O único exame confiável para a descoberta da idade gestacional é a ultrassonografia, e o ideal é realizá-lo entre 8 e 12 semanas para uma maior precisão.
A gravidez é convencionalmente calculada em semanas, a partir do primeiro dia da última menstruação. A idade gestacional (ou tempo de gravidez) terá que ser contada em semanas e não em meses. Não podemos usar os meses pois eles não tem uma duração fixa.
Em geral, os valores do hCG comportam-se da seguinte maneira ao longo das semanas de gravidez:
Na sexta semana da gestação, o coração do embrião já bate em ritmo acelerado e as características que darão origem ao rosto do bebê começam a se desenvolver. A pequena cabeça do embrião apresenta duas manchas escuras, que darão origem aos seus olhos, e covinhas que formarão as orelhas e as narinas.