Tensoativo é um tipo de molécula que apresenta uma parte com característica apolar ligada a uma outra parte com característica polar, que é responsável pela solubilidade da molécula em água. Sabões, detergentes, xampus e sabonetes são exemplos de tensoativos amplamente utilizados.
Os pneumócitos do tipo II são responsáveis pela produção do surfactante pulmonar (dipalmitoilfosfatidilcolina), é uma mistura lipoproteica com propriedades tensoativas que resultam na redução da tensão superficial na interface entre o líquido presente na cavidade alveolar e o ar, evitando o colabamento das zonas ...
O surfactante é produzido no pneumócito tipo II. Os fosfolipídeos e as proteínas SP-B e SP-C são sintetizados no retículo endoplasmático rugoso, onde são armazenados; inicialmente, no complexo de Golgi, e, posteriormente, nos corpos lamelares.
De uso amplamente difundido nas formulações cosméticas, os surfactantes – também chamados tensoativos – são substâncias que, pela sua estrutura e propriedades, modificam a tensão superficial dos líquidos em que se encontram, interferindo na orientação da molécula de superfície e na interface dos sistemas de fases, ...
TENSOATIVOS ANIÔNICOS USADO NA LIMPEZA EM GERAL. ... Enquanto os catiônicos possuem carga positiva, os anfóteros apresentam carga positiva e/ou negativa de acordo com o pH, os não iônicos não possuem carga e os tensoativos aniônicos têm carga negativa.