As melhores atrações de Altamira
7- A caverna de Altamira apresenta uma estrutura simples formada por uma galeria com escassas ramificações e a de Lascaux é pequena, os corredores tem menos de 250 metros de comprimento, com um desnível de mais ou menos 30 metros.
Sem dúvida alguma, Lascaux representa as mais belas pinturas rupestres do mundo. De 1948 até 1963 a gruta ficou aberta ao público e atraiu milhões de visitantes. ... Em 1963 ela foi fechada definitivamente. Em 1983 foi criado Lascaux II em Montignac, na Dordogne, ao lado da gruta original.
Lascaux revela aos visitantes cerca de 1500 gravuras e seiscentos desenhos pintados em amarelo, marrom, vermelho e preto, representando touros, bisões, cavalos, auroques (ancestrais das nossas vacas), veados, cabritos-monteses, mamutes, felinos, uma rena, um urso e um rinoceronte.
Graças ao seu cão, que se meteu por uma estreita passagem de uma caverna, quatro jovens da região descobrem em 12 de setembro de 1940 a gruta de Lascaux, perto de Montignac. Estupefatos ao encontrar pinturas sobre a parede rochosa, avisam seu professor Léon Laval.
Em 12 de setembro de 1940, no sudoeste da França, Marcel Ravidat, então com 18 anos, descobriu acidentalmente a entrada de uma caverna.
Localizada no Périgord, na Dordonha, a caverna de Lascaux é realmente impressionante. ... Daí no ano de 1963 foi tomada a decisão de encerrar as visitas de turistas e em 1983 a região inaugura uma cópia fiel da original, com uma dupla camada de concreto que permitiu reproduzir fielmente a caverna original.
Dentre as pinturas rupestres destacam-se as chamadas mãos em negativo e os desenhos e pinturas de animais. É desconhecido o motivo pelo qual os homens pré-históricos desenhavam nas paredes das cavernas. ... Para pintar, o homem produzia suas próprias tintas misturando terra com carvão, sangue e gorduras de animais.
Os homens pré históricos utilizavam as roxas para retratar seu passado é contar ele a seus decendentes através das paredes que estampavam a linguagem primitiva da época e desenhos que retratavam situações cotidianas e alertar as próximas gerações dos perigos do mundo. ... As paredes serviam para a comunicação e retratação.
Estes desenhos começaram a ser feitos pelos homens há cerca de 40.
O homem pré-histórico pintava a parede das cavernas para criar uma espécie de magia e informação para os moradores de cavernas. Com os desenhos rupestres, os homens e mulheres primitivos visavam o sucesso na caça. No período da pré-história ser nômade era a forma de vida mais comum.
Nas cavernas ficaram gravados, por meio de desenhos, os hábitos e experiências dos primitivos “homens das cavernas” que usavam as pinturas rupestres como forma de se expressar e comunicar antes mesmo que se consolidasse uma linguagem verbal. ...
Pode-se dizer que a origem do desenho se deu através da linguagem, como forma de comunicação. ... A cultura de ideias de um ser humano é formada a partir de vivências no seu âmbito, adquirindo conhecimento através de elementos significantes de suas linguagens "verbais" e "não-verbais".
O primeiro registro da palavra Desenho com o sentido de projeto foi em 1548 na obra Diálogos em Roma do pintor e humanista português, Francisco de Holanda.