Sérgio Buarque de Holanda coloca a ideia de um padrão colonial ibérico, diferenciando a colonização portuguesa e espanhola da colonização de outros povos europeus (ingleses, franceses, alemães). Para ele, a colonização espanhola, em muito caracterizada pela violência, modificou suas colônias de modo mais veemente.
Resposta: A Filosofia é diferente da ciência e da matemática. Ao contrário da ciência, não assenta em experimentações nem na observação, mas apenas no pensamento. E ao contrário da matemática não tem métodos formais de prova.
Assim, desenvolveu-se um modelo de exploração colonial escravista. Além disso, o próprio modelo de colonização é ímpar e tem direta relação com a formação do Brasil contemporâneo: na visão de Caio Prado, a colonização brasileira foi baseada na exploração, e não na povoação (como ocorreu nos Estados Unidos).
167-196. PRADO JR., Caio. Formação do Brasil contemporâneo. São Paulo: Brasiliense, 2000.
Para ele, Caio Prado domina mal o conceito de modo de produção capitalista, pois é "circulacionista" e usa mal também o conceito de "burguesia"11. Sodré ironiza Caio Prado: ele afirma que o Brasil é capitalista desde a origem, quando nem a Europa era capitalista entre 1500 e 1700!
Caio Prado, autor convictamente influenciado pelas teorias marxistas, debate que a função do Brasil Colônia era única e exclusivamente a de exportação dos produtos agrícolas. Por isso, ele afirma que a colonização teve um caráter predatório e os portugueses foram os protagonistas que iniciaram essa prática econômica.
Em sua análise da economia colonial brasileira, Caio Prado Jr. estabelece uma divisão entre dois setores. Um deles, o principal – predominantemente voltado para o exterior –, baseado na produção e exportação de gêneros como o açúcar e o tabaco, com vistas ao mercado europeu.
Assim, a colonização do Brasil toma o aspecto de uma vasta empresa comercial, voltada à exploração dos recursos naturais de um território virgem em proveito do comércio europeu.
Com a colonização os portugueses pretendiam a "domesticação" do território brasileiro, de modo a dele extrair riquezas econômicas que fossem usadas para desenvolver Portugal.
O processo de colonização foi importante para estabelecer os colonos portugueses nos territórios descobertos e posteriormente dar origem à formação política, territorial e cultural do país.
História do Brasil. A colonização portuguesa no Brasil se efetivou a partir da exploração, povoamento, extermínio e conquista dos povos indígenas (povoadores) e das novas terras. ... Já os termos explorar, povoar remete-se à exploração e povoamento do novo território (América).
Resposta: Portugal começou sua colonização por razões econômicas e estratégicas. Por um lado as causas econômicas são devido ao declínio nos lucros no comércio com o Oriente e as possibilidades comerciais do Pau-Brasil, a casca da qual se produz um corante vermelho usado para tingir tecidos.
Bem, Portugal só começou a colonizar o Brasil em 1532, pelo único motivo de que o comércio de especiarias com a India já não estava mais rendendo tanto lucro quanto antes, a Itália já estava dominando esse comércio por ter achado um caminho melhor.
Nestes primeiros trinta anos, o Brasil foi objeto de pouco interesse para Portugal, que estava mais interessado no lucrativo comércio de especiarias com as Índias, além de não dispor de homens suficientes para povoar todas as regiões descobertas.
Resposta. Pois eles não encontraram ouro e prata, metais que os reis tanto cobiçavam na época. Além disso, os interesses dos portugueses se concentravam nas especiarias orientais.
Os portugueses não demonstraram interesse imediato pelas terras brasileiras pois não reconheceram aqui de imediato recursos exploráveis valiosos.
Porque eles não encontraram de imediato oque eles queriam, que era o ouro, prata e nem pedras preciosas. O comércio com as especiarias da Índia ainda estava dando lucro.
Os primeiros colonos portugueses começaram a chegar ao Brasil em maior número após 1530. A colônia foi dividida em capitanias hereditárias e as terras foram divididas entre nobres lusitanos.
Resposta. Pois Portugal não encontrou no Período entre 1500-1530(Período Pré-Colonial) metais preciosos, mas sobretudo, não encontrou nenhuma atividade econômica que realmente favorecesse a economia portuguesa e os fizessem realmente lucrar, nisso, eles continuaram a se preocupar com as Índias e o comércio do Oriente.
Embora os portugueses tenham chegado ao Brasil em 1500, o processo de colonização do nosso país teve início somente em 1530. ... Como não construíram residências, ou seja, não se fixaram no território, não houve colonização nesta época.
Fases da colonização do Brasil
em 1500