Os polímeros naturais ou biopolímeros são os que ocorrem na natureza. São exemplos de polímeros naturais, a borracha, os polissacarídeos (amido, celulose e glicogênio) e as proteínas. Os polímeros sintéticos ou artificiais são produzidos em laboratório, em geral, de produtos derivados de petróleo.
Significado de Amorfo adjetivo Que não tem forma determinada, definida; disforme, informe. ... Sem vivacidade, sem energia, inativo: sujeito amorfo. Cuja composição torna impossível qualquer identificação: organismo amorfo.
Os polímeros são macromoléculas compostas por muitas unidades de repetição denominadas meros, ligadas por ligações covalentes. ... Outra classe de polímeros são os elastômeros, com capacidade de se deformar 3 vezes o seu comprimento inicial, como a borracha natural.
Propriedades mecânicas, dinâmicas, flexibilidade e função vão depender das cargas dos monômeros, massa molar dos mesmos, temperatura, umidade, pontos de fusão e outras características físicas e químicas.
Os compósitos, também chamados de composites, são materiais formados pela união de outros materiais com o objetivo de se obter um produto de maior qualidade....Exemplos de Materiais Cerâmicos de Reforço
Exemplos simples de compósitos se obtém ao se fazer combinações entre metais, polímeros e cerâmica (metal + polímero, metal + cerâmica e polímero + cerâmica). ... As fases de um compósito, ou seja, os materiais que o constituem podem ser identificados por material tipo matriz e material tipo reforço.
O que torna os materiais compósitos tão versáteis e importantes é justamente o fato de combinarem as características de dois materiais diferentes. Mais especificamente, eles combinam as baixas densidades dos polímeros com as altas propriedades mecânicas das fibras.
Os materiais cerâmicos são constituídos por elementos metálicos e não-metálicos que na maioria das vezes possuem ligações de natureza iônica. Normalmente são incluídos nessa classe os óxidos, nitretos e carbetos e como exemplos podemos citar refratários, cimento, vidro e porcelana.
Eles são classificados, de acordo com suas funções, em: eletroeletrônicos, magnéticos, ópticos, químicos, térmicos, mecânicos, biológicos e nucleares.
A característica comum a estes materiais é serem constituídos de elementos metálicos e elementos não metálicos, ligados por ligações de caráter misto, iônico-covalente . Os materiais cerâmicos apresentam alto ponto de fusão.
Os materiais cerâmicos são polifásicos, contendo elementos metálicos e não metálicos, e suas propriedades dependem de suas estruturas, tendo alta resistência ao cisalhamento e baixa resistência a tração.
Os cerâmicos são materiais inorgânicos constituídos por elementos metálicos e não-metálicos unidos por meio de ligações químicas. Estes materiais podem ser cristalinos, não-cristalinos ou uma mistura de ambos. A maioria dos cerâmicos apresenta alta dureza e elevada resistência mecânica, mesmo em altas temperaturas.
Confira as principais propriedades dos metais:
O crescimento de grão na alumina conduz a um melhoramento da tenacidade quando o cerâmico possui fissuras grandes [21, 25].
Como os materiais cerâmicos são normalmente muito mais frágeis do que os metais e exibem bem pouca deformação plástica é esperado que os mecanismos de interação entre o abrasivo e a peça envolvam principalmente fratura frágil.
11) Quais fatores melhoram a resistência mecânica das cerâmicas? Será maior qdo tiver maior vitrificação, mais homogeneização na massa, melhor cozimento, quantidade de agua usada na moldagem, quanto mais fina e cerrada a granulação – forma e tamanho dos grãos.
Feitas de óxidos, carbetos, nitretos, boretos, oxinitretos, etc. Características incomparáveis das Cerâmicas Avançadas: resistência atemperaturas elevadas e à maioria dos corrosivos químicos. Limitação que impede sua disseminação: fragilidade (baixa tenacidade).
CERÂMICA TRADICIONAL: é aquela utilizada em revestimentos diversos, que vão desde azulejos até vasos para cultivo. ... CERÂMICA AVANÇADA: são materiais de engenharia, obtidos a partir de uma matéria prima mais purificada, que pode ser a mesma que dá origem à cerâmica tradicional, mas está em um estado maior de pureza.
Etapas do Ciclo de Vida
A porosidade atua negativamente em diversas propriedades mecânicas como: módulo de elasticidade/cisalhamento/volumétrico; resistência à flexão, tenacidade à fratura, dureza entre outras.
O concreto tem poros que permitem a passagem de água e outros elementos para o seu interior, o que faz com que se inicie um processo de corrosão. ... Este atributo é obtido por meio das suas características, que são a relação água-cimento e, a permeabilidade, ou seja, o nível de absorção de água e ar do material.
Porosidade é, também, definida como a razão entre o volume de poros e o volume de rochas a granel e geralmente é expressa em porcentagem. ... Ad. A definição de poroso é um material capaz de absorver facilmente líquidos ou permitir a passagem de líquidos.
A fase cristalina, que pode ser uma ou mais de uma, é o modo como os átomos, moléculas e íons se organizam dentro de um material de maneira fixa, regular e repetitiva. Ela é responsável pela estabilidade e pela densidade do material e está presente nos minerais naturais.
– Materiais Cerâmicos Tradicionais: cerâmicas estruturais, louças, refratários (provenientes principalmente de matérias-primas argilosas e de outros tipos de silicatos). – Vidros e Vitro-Cerâmicas. ... – Cerâmicas “Avançadas”: aplicações eletro-eletrônicas, térmicas, mecânicas, ópticas, químicas, biomédicas.
Os materiais cerâmicos cristalinos têm elevado ponto de fusão e não podem ser conformados a partir de um fluído viscoso como os vidros. A plasticidade necessária para sua conformação é conseguida antes da queima, por meio de mistura das matérias primas, em pó, com uma fase líquida.