Na pele, observam-se várias estruturas anexas, que são os pêlos, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas.
Os estômatos são estruturas encontradas na epiderme vegetal que apresentam como função principal as trocas gasosas. ... Estes, por sua vez, são encontrados normalmente nas partes aéreas da planta, principalmente nas folhas, e estão relacionados principalmente com a entrada e a saída de gases, inclusive vapor de água.
Os estômatos são estruturas celulares, presentes na parte inferior das folhas, que têm a função de realizar trocas gasosas entre a planta e o meio ambiente. São constituídos por duas células estomáticas, apresentando uma abertura entre elas, denominada ostíolo.
A principal função de um estômato é controlar a entrada e saída de gases, sendo assim, podemos concluir que estão diretamente relacionados com a realização do processo de fotossíntese. ... Quando os estômatos estão presentes apenas na face inferior da folha, dizemos que ela é hipoestomática.
Centrossomo ou centro celular é o local onde partem os microtúbulos do citoesqueleto, é o centro organizador próximo do núcleo. ... Tem importante função no processo de divisão celular, regulando a nucleação e organização espacial dos microtúbulos.
Os centríolos são estruturas celulares que auxiliam na divisão celular (mitose e meiose). Possuem, portanto, a capacidade de duplicação durante o ciclo da divisão celular, organizando o fuso acromático.
A partição em duas cópias é chamada de citocinese e ocorre, na célula animal, de fora para dentro, isto é, como se a célula fosse estrangulada e partida em duas (citocinese centrípeta). Há uma distribuição de organelas pelas duas células-irmãs. Perceba que a citocinese é, na verdade a divisão do citoplasma.
Quando as células produzem células idênticas, através da duplicação celula, chamamos o processo de mitose. E quando produzimos células com metase do número de cromossomos, seja para formar gametas, em animais, seja para formar novos indivíduos em vegetais, o processo é chamado de meiose.