Como tratar a salivação excessiva. Embora na maior parte dos casos, o tratamento da causa da salivação resolva o problema, existem situações em que pode ser necessário usar remédios para diminuir a produção de saliva, como anticolinérgicos ou aplicação de injeções de toxina botulínica (botox).
A saliva em excesso pode ser causada por um aumento na produção de saliva ou uma diminuição na sua capacidade de engolir ou manter saliva na boca. Pode ter como origem problemas e inflamações na cavidade oral, problemas digestivos, neurológicos e hipertensão.
Pois saiba que o problema tem nome: avanço de frênulo lingual, e a solução é bastante simples. “O frênulo lingual é uma membrana que vai, normalmente, do meio da parte inferior da língua até o 'chão' da boca. Basta olha no espelho e levantar a língua que é possível observá-lo.
“Porém, quando dormimos nossos músculos relaxam ea boca tende a ficar aberta, facilitando,em uma posição lateral de sono, o ato de babar. Esse ato é involuntário, pois não há como controlarmos o que fazemos quando estamos dormindo”, diz Leonardo Tribis, cirurgião-dentista do Hospital Israelita Albert Einstein.
A produção de saliva acontece através das glândulas salivares e, quando iniciada, suas enzimas auxiliam na quebra de moléculas dos alimentos, o que ajuda a diluir o alimento até chegar ao estômago. Além disso, ela funciona como um lubrificante, deixando os lábios e a língua sempre umedecidos.
Quando a saliva branca e pegajosa, em causa pode estar uma infeção por fungos. Embora seja uma situação rara, esta coloração esbranquiçada pode acontecer em pessoas que sofrem de Diabetes tipo 2.
Duas ótimas opções de remédios caseiros que podem ser preparados em casa, tendo baixo custo econômico, para combater a sensação de boca amarga são tomar o chá de gengibre em pequenos goles e usar o spray caseiro de camomila com linhaça sempre que necessário.