As articulações móveis apresentam uma estrutura mais completa. Suas extremidades articulares são amplas e revestidas por tecido cartilaginoso.
Conheça algumas das principais articulações do corpo humano e o movimento que realizam.
A articulação do joelho é do tipo dobradiça, composta basicamente por três ossos: fêmur, tíbia e patela. Podendo ser dividida em outras duas articulações: Fêmoro-patelar (entre a área anterior da patela e a parte anterior-distal do fêmur); Fêmoro-tibial (entre a epífise distal do fêmur e a epífise proximal da tíbia).
Qual o tratamento mais indicado para joelho valgo?
Extensão do joelho O grupo muscular responsável por este movimento é o quadríceps femoral (reto femoral, vasto lateral, vasto medial, vasto intermédio).
Dentre os principais tendões acometidos da região do joelho, podemos citar o tendão patelar (localizado abaixo da patela), tendão do músculo quadríceps (localizado acima da patela), tendão do trato iliotibial (localizados na lateral externa do joelho) e os dos músculos da pata de ganso (localizado na face interna do ...
A articulação do joelho é composta por três ossos: O osso da coxa (fêmur), o osso da canela (tíbia) e a patela (rótula). Quando você flexiona ou estica a perna, o osso da coxa ativa a tíbia, enquanto a patela corre ao longo da extremidade do osso da coxa.
O tratamento para a tendinite no joelho pode ser iniciado em casa com repouso da perna afetada, uso de uma faixa elástica no joelho, e aplicação de gelo por 15 minutos 3 vezes por dia, por exemplo.
O joelho humano Nas extremidades dos ossos existe cartilagem, um tecido mais mole, que permite o deslizamento suave entre os ossos e absorve o impacto sobre eles, impedindo que se desgastem e provoquem dores.
As estruturas que compõem o joelho são: Vasto lateral, vasto medial, vasto intermédio e reto femoral são músculos responsáveis pela extensão do joelho; Bíceps femoral, semitendinoso e semimembranoso são responsáveis pela flexão do joelho.
Glucosamina e condroitina Suplementos para as cartilagens com glucosamina e condroitina (Condroflex) são utilizados para ajudar a regenerar e manter a elasticidade e lubrificação das articulações, tendo bons resultados em algumas pessoas.
No que diz respeito ao tratamento cirúrgico, a técnica mais comumente utilizada é a artroscopia do joelho, sendo possível a realização de diversos procedimentos de reparação da cartilagem lesada.
Dor na articulação – tanto no repouso, quanto durante o movimento; Inchaço – a lesão da cartilagem gera reação inflamatória exuberante e a membrana que recobre o joelho, também chamada de sinovial responde com o aumento do volume de liquido no joelho, que chamamos de derrame articular.
O colágeno é a principal proteína do corpo humano, que corresponde a 30% de todas as proteínas.
A cartilagem praticamente não possui poder de cicatrização ou de regeneração. O que ocorre em alguns casos é a formação de um tecido cicatricial fibrocartilaginoso, sem as mesmas características da cartilagem normal, mas que pode fazer a mesma função por um período de tempo ainda indeterminado.
De acordo com o especialista, a linhaça, frutas cítricas, gelatina, folhas verde-escuras e leguminosas são alimentos ricos em colágeno tipo 2. Além disso, você pode (e deve) dar uma forcinha para que o organismo absorva bem essas proteínas e as converta em colágeno.
Não existe atualmente medicação que refaça ou reponha a cartilagem. Algumas drogas condroprotetoras parecem ter efeito modificador sobre a evolução da artrose ( desgaste da cartilagem). Entre elas a diacereína talvez seja a mais eficiente.
O paciente também é orientado a colocar compressas de gelo na articulação de três a quatro vezes ao dia. Sempre tomando o cuidado de proteger o local com um pano e deixar o gelo por no máximo 20 minutos. A compressa de gelo alivia a dor, ajuda o corpo a combater a inflamação e não aumenta o desgaste da cartilagem.
O colágeno tipo 2, ou colágeno não desnaturado, é o componente maioritário presente na cartilagens....Este tipo de colágeno é indicado quando em doenças como:
Qual o colágeno mais indicado? Tanto o colágeno hidrolisado como o colágeno não desnaturado têm espaço no tratamento da artrose do joelho, das lesões da cartilagem articular ou da condromalácia.