Resposta. a integração do centro do brasil com o litoral, a descentralização da economia, a quebra da politica do rio de janeiro que era uma politica viciada e invadida por corrupção, descentralizar o poder de rio de janeiro e são paulo. a antiga capital era a cidade do rio de janeiro.
Sonhada por mais de dois séculos, a criação de uma nova capital no interior do país é defendida desde o período colonial. No início,o objetivo era proteger a colônia de invasões que poderiam vir do litoral. Com o passar dos anos, a tese passou a ser o desenvolvimento do interior do país.
Juscelino Kubitschek em 1960.
Em 1763, por determinação de D. José I (1714-1777), sucessor de D. João V (1689-1750), o eixo do poder metropolitano deslocou-se da cidade de Salvador para São Sebastião do Rio de Janeiro.
Como capital nacional, Brasília abriga a sede dos três poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário) e 127 embaixadas estrangeiras. ... Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, Brasília tornou-se formalmente a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro.
A escolha de Salvador, inicialmente nomeada de São Salvador da Bahia de Todos os Santos, deveu-se ao fato de a Região Nordeste ter a maior extração de pau-brasil, bem como ser a principal produtora de açúcar.
Alguns historiadores falam que Cananeia foi o primeiro povoado do Brasil, mas para fins oficiais, este título é de São Vicente, que foi fundada em 1532 e é considerada a primeira cidade brasileira. Conhecer os 32 quilômetros do litoral capixaba já seria motivo suficiente para visitar Vila Velha.
Salvador foi uma das cidades mais importantes do mundo, do século 17 até boa parte do século 19. A fundação da segunda cidade do Brasil foi uma necessidade de defesa da parte sul da América Lusitana. Os franceses instalaram-se no Rio de Janeiro, em 1555.