O sufixo –ário surge com o sentido primitivo de “relativo a”. É sempre com esse valor que entrará no português quando for um latinismo.
Trata-se de um sufixo latino -ARIUS, com o sentido geral de “relativo a”, “ligado a”. Grande formador de adjetivos e substantivos em nossa idioma.
-ada ada. Indica golpe, acção , tempo, quantidade, etc. (ex.: facada, estudantada, noitada, abada).
Por exemplo, limonada e laranjada seriam nominalizações em -ada derivadas de nomes de coisas comestíveis denotando derivados dessas coisas, também comestíveis; molecada e garotada seriam também derivados de nomes e refeririam (normalmente grandes) agrupamentos das entidades referidas pelos nomes de base.
- Sala. - Luta. - Manobra. (OBS: 3 sufixos ou prefixos para cada palavra)
O que é substantivo derivado?
Riqueza – rico (radical) + eza (sufixo).
Este substantivo feminino é originado pelo processo morfológico denominado por derivação por sufixação, em que o sufixo -eta se associa à forma derivante sala.
Assim, formas como povoamento (povoar + mento), povoação (povoar + ção), povinho (povo +inho), povão (povo + ão) e poviléu (povo + éu) são alguns entre muitos exemplos de formas derivadas em que verificamos a estruturação base + afixo, que se concretiza em base + sufixo.
Resposta. Olá, A gente tem o radical chuv - que acrescentando os sufixos: isco, arada, ada, isqueiro, arel.
Sufixo. Sufixo é o afixo que se liga ao final da palavra, por exemplo: Pedreira. “eira” é um sufixo ligado à palavra pedra.
Sufixos são elementos (isoladamente insignificativos) que, acrescentados a um radical, formam nova palavra. Sua principal característica é a mudança de classe gramatical que geralmente opera. Dessa forma, podemos utilizar o significado de um verbo num contexto em que se deve usar um substantivo, por exemplo.
e) Lealdade – DADE – prefixo. Letra E: DADE – Sufixo.
Lealdade é a união do respeito, da compreensão, confiança, sinceridade e do compromisso, valores que podem se unir e que são fundamentais na hora de se relacionar com os outros.
Podemos chamar de derivação parassintética o processo de formação que ocorre quando a palavra derivada resulta da junção simultânea de prefixo e sufixo à palavra primitiva. ... Amanhecer – (prefixo a + radical manh + sufixo ecer) As palavras “amanha” e “manhecer” não existem, pois os afixos não se separam.
Derivação Parassintética (prefixo + radical + sufixo) - Acréscimo de prefixo e sufixo à palavra primitiva. Exemplo: anoitecer, enraivecer.
Derivação Parassintética