Resposta: Significa que a cada um segundo a velocidade aumenta em 10m/s. Isto é, um corpo sujeito a essa aceleração de (10 m / s²) tem a sua velocidade aumentada ou diminuída em (10 m / s) a cada segundo que passa.
O movimento é considerado acelerado quando os vetores velocidade e aceleração possuem o mesmo sentido. Já o movimento retardado é o decorrente quando o módulo da velocidade diminui com o decorrer do tempo. O movimento é considerado retardado quando os vetores velocidade e aceleração possuem sentidos contrários.
Um movimento será acelerado quando os vetores velocidade e aceleração possuírem o mesmo sentido. No caso de sentidos opostos, é considerado como um movimento retardado.
Dizemos que um movimento é acelerado quando o módulo da velocidade escalar aumenta com o tempo. Dizemos que o movimento é retardado quando o módulo da velocidade diminui com o tempo.
Qual das opções a seguir NÃO É um exemplo de movimento acelerado? ... Movimento pendular. e. Movimento circular com velocidade constante.
No movimento retilíneo uniformemente acelerado, a aceleração é constante, diferente de zero e positiva, já no movimento retilíneo uniformemente retardado, a aceleração é constante, diferente de zero e negativa.
Resposta. O movimento uniforme sempre mantem sua constância, ou seja, a velocidade é sempre a mesma porque o as distancias percorridas por ele sempre gastam o mesmo tempo.
No movimento retilíneo uniforme não há aceleração e portanto a velocidade é constante ao longo do tempo. No MRUA, a velocidade varia conforme o passar do tempo segundo a variável da aceleração, que pode positiva ou negativa.
Podemos afirmar que um exemplo de um móvel que apresenta movimento variado acelerado: quando o carro está andando ele pode apresentar o movimento acelerado. ... O movimento é acelerado quando o módulo da velocidade escalar aumenta com o tempo e o movimento é retardado quando o módulo da velocidade reduz com o tempo.
Movimento retrógrado. Quando o corpo está se movendo no sentido contrário a direção da trajetória. Neste caso, se o módulo da velocidade aumenta com o tempo, temos um movimento acelerado retrógrado.
O movimento de um móvel será classificado como retrógrado se a sua velocidade estiver no sentido oposto ao crescimento das posições. Nesse caso, a velocidade será considerada um número menor que zero (v < 0).
Resposta: 1- Dois carros na mesma velocidade, a posição deles não muda ao passar do tempo// Duas pessoas andando no mesmo ritmo... 2- Paraquedista descendo com seu paraquedas aberto// Água escorrendo pelo cano.
Verificado por especialistas. Primeiramente quando estudamos cinemática temos que analisar o que é velocidade, o que é a distância, trajetória, referencial. ... Então a velocidade negativa nada mais é do que um deslocamento em um determinado período de tempo em que o corpo vai contrário ao referencial.
No âmbito da cinemática, que é vista no Ensino Médio, estuda-se os seguintes tipos de movimento:
Movimento Retilíneo Uniformemente Variado
A fórmula da velocidade de um objeto em movimento retilíneo uniforme (ou seja, se movendo em linha reta e com velocidade constante) é dada por: v = Δs/Δt, onde Δs é o deslocamento e Δt é o intervalo de tempo.
As funções horárias do MUV são equações que dependem do tempo como variável. ... Essa grandeza pode ser calculada pela variação da velocidade dividida por um intervalo de tempo. No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de medida da aceleração é o m/s², que significa a mudança na velocidade, em m/s, a cada segundo.
Gráfico da aceleração em função do tempo (a x t) no MUV Os gráficos da aceleração em função do tempo são especialmente úteis para determinarmos se um corpo está sendo acelerado ou desacelerado. Por meio desses gráficos, é possível calcular a variação da velocidade sofrida pelo móvel (Δv = vf – v0).
V = v0 + a . A distância será o resultado da multiplicação da velocidade pelo tempo, somada a aceleração multiplicada pelo tempo ao quadrado divido por dois: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Compartilhe!
A função horária do espaço de um corpo que se desloca no S.I. é: x = -10 + 2t + 4t². Qual a função horária da velocidade para este movimento? Pela equação dada se conclui que o espaço inicial é -10 m, a velocidade inicial é 2 m/s e a aceleração 8 m/s², logo a equação da velocidade é v = 2 + 8t.
S = Posição final do móvel; S0 = Posição inicial do móvel; v = Velocidade; t = Tempo.
Como o movimento é uniforme temos: Essa função é denominada Função Horária da Posição e o gráfico desta função (s x t) será sempre uma reta que corta o eixo S na posição inicial S0. A denominação “horária” é porque S depende do tempo, ou seja, S é função do tempo S= f(t).
S = S0 + V0.t + a.t²/2 Com essas duas fórmulas podemos calcular a posição do objeto com base em sua função do tempo.