A cistina é formada pela ligação de duas moléculas de cisteína através de uma ligação dissulfito. Ao contrário da cisteína e dos restantes aminoácidos dibásicos, que apresentam uma elevada solubilidade em meio aquoso, a cistina é relativamente insolúvel, precipitando com facilidade em pH < 71.
Cálculos de Estruvita: Esses são chamados de “cálculos de infecção” e são compostos por uma mistura de magnésio, amônia, fosfato e carbonato de cálcio. Alguns tipos de bactérias formam amônia, elevam o pH, deixando a urina mais alcalina e promovendo a formação de estruvita.
Abundância de certos minerais como cálcio, fósforo e magnésico encontrados em certos alimentos para gatos poderá levar a formação de cristais na urina, o que poderá levar a cálculo urinário. O alimento influencia no pH, ou acidez, da urina.
Para dissolver os cristais de estruvita, pode-se recorrer também à dieta, reduzindo o pH da urina. Os outros cristais mais comuns são os de oxalato (oxalato de cálcio), mais frequentes devido à menor incidência dos cristais de estruvita, embora haja uma menor prevalência geral dos cálculos.
Aumento do consumo de água fresca, tanto para neutralizar a desidratação como para ajudar na dissolução dos cálculos. Deve fazer tudo o que for possível para que o seu gato aumente o seu consumo de água, uns 50 a 100 mililitros por cada quilo de peso é a média recomendada.
“Um dos pontos-chave para o manejo da DRC é manter o paciente hidratado, para isto, o tutor pode incluir alimentos úmidos na dieta do animal (sempre com indicação do médico-veterinário), utilizar fontes em casa, já que os gatos adoram água corrente e acabam incentivados a ingerir mais líquidos.
Existem diferentes causas associadas a esse quadro, sendo que uma das principais é a falta de ingestão adequada de água. Isto é, quando o gato não bebe água o suficiente, os rins tendem a apresentar algumas falhas e, consequentemente, ficam mais vulneráveis a esse tipo de problema.
As sondas uretrais flexíveis ou cateteres uretrais de polipropileno são as preferidas para desobstrução uretral em gatos. Após a desobstrução, a bexiga urinária deve ser lavada repetidas vezes com solução salina a 0,9% estéril aquecida.
Como tratar? O tratamento é a intervenção cirúrgica imediata. Na obstrução simples, a retirada da causa (corpo estranho, intussucepção, etc) geralmente é suficiente, mas quando há desvitalização dos tecidos, muitas vezes é necessário retirar parte do intestino.
Água: segredo para prevenir doenças urinárias em gatos
Se o seu gatinho estiver com dificuldade para fazer as fezes, certifique-se de que está oferecendo a quantidade ideal de fibra e ofereça mais água para ele. Caso o bichano não se interesse pelo líquido, você pode dar para ele em uma seringa, pois é muito importante que ele se mantenha hidratado.
O azeite extra virgem pode ser acrescentado à dieta do gato, com moderação. É adequado para combater a prisão de ventre, para melhorar o brilho e a suavidade do pelo e ajuda a evitar a formação das bolas de pelo.
Pode ser prisão de ventre, ressecamento, ou até mesmo estresse, entre outros problemas. O ideal é levá-lo ao veterinário de confiança para um exame completo. Normalmente, não há com o que se preocupar com a demora em fazer cocô.
Outro fator que pode facilitar o diagnóstico do problema é saber quanto tempo dura a diarreia em cachorro. Já que, enquanto diarreias por mudanças alimentares costumam ser mais brandas e durar de 24 a 48 horas, as diarreias por giárdia são persistentes e só desaparecem com o tratamento da doença.