Curinga ou jóquer, também conhecido como coringa ou melé em algumas regiões, é a carta do baralho que, em certos jogos, muda de valor conforme a combinação de cartas que o jogador tem em mãos. ... Por exemplo, no futebol, um curinga é aquele jogador que atua em várias posições.
Pode ser interpretado como despreocupação, curiosidade de experimentar coisas novas ou até mesmo um pouco de confusão. Também pode significar que o Louco partiu em busca de algo que procurava, como um desejo que de repente extravasa, uma busca que foi sufocada durante muito tempo.
CONTAGEM A contagem de pontos é a seguinte: o jogador que bater não perde pontos; os demais perdem a soma das cartas de sua mão, ou seja: Curinga - 20 pontos Ases - 15 pontos cada Figuras (Reis, Damas, Valetes) - 10 pontos cada 10, 9, 8, 7, 6, 5, 5, 4, 3, 2 - o valor da carta.
O Joker em jogos de cartas Uma canasta limpa (sem joker) vale 200 pontos enquanto uma canasta suja (com joker) vale 100 pontos. O jogo clássico do Gin Rummy usa o joker como carta wild, que pode ser utilizada com qualquer valor ou naipe necessário para completar com sucesso um gin.
A carta da Taça mostra que as glórias são nossas e merecidas e portanto temos o direito de sentir orgulho de nós mesmos. Ela também fala de grandes festas, comemorações, celebrações a que temos direito. Tudo nessa carta fala de merecimento. A carta da Taça também mostra a justiça sendo feita a nosso favor.
Algumas pessoas jogam com o coringa sendo uma carta sorteada (puxa-se a primeira carta do baralho e se tem outros 7 coringas daquele valor). O objetivo da mão é bater, isso é, ficar sem cartas na mão. Para fazer isso, as seguintes jogadas são possíveis: Baixar uma sequência de 3 cartas (ou mais) do mesmo naipe.
Um jogo com curinga não pode ser limpado. TRINCA OU LAVADEIRA - são formados por 3 ou mais cartas de mesmo número de qualquer naipe, o curinga também pode ser utilizado. Uma trinca com curinga não pode ser limpada.