Proatividade está no ato de resolver um problema antes mesmo dele acontecer. Um funcionário com essa característica, por exemplo, consegue evitar situações negativas para a empresa de forma prévia e dá início a uma atividade por conta própria.
Proativo é aquele que está sempre na frente, já antecipa os problemas e as soluções. O reativo espera acontecer e ainda coloca a culpa em terceiros.
Segundo Meiry Kamia, “o comportamento proativo é definido como sendo um conjunto de comportamentos extrapapel em que o trabalhador busca espontaneamente por mudanças no seu ambiente de trabalho, solucionando e antecipando-se aos problemas, visando a metas de longo prazo que beneficiam a organização”.
Alunos proativos têm a capacidade de executar os processos integrantes da autorregulação, diferentemente dos reativos, que deixam de ativá-los.
10 soluções que transformam uma pessoa reativa em proativa perante situações difíceis
A reatividade química dos metais varia com sua eletropositividade, logo, quanto mais eletropositivo for o elemento, mais reativo será o metal. Os metais mais reativos são aqueles que possuem grande tendência a perder elétrons, logo, formam íons positivos com mais facilidade.
Reatividade emocional é uma reação involuntária excessiva a um estímulo externo. Nós a experimentamos quando alguém nos desperta certa irritabilidade ou “pisa nos nossos calos”, levando-nos a reagir de forma descomedida com relação a outras pessoas ou eventos.
Ou seja, para trabalhar com a reatividade INDIVIDUALIZAR é essencial. Um cão pode latir só porque o outro tá latindo e assim aprende a ser reativo, ainda mais nessa fase de socialização! Não deixe isso continuar! Individualize os processos: enquanto um precisa socializar o outro precisa de treino de reatividade.
Uma pessoa reativa emocionalmente se afeta muito pelo que outros dizem e tem uma forte resposta negativa....Proativas:
Em Química, reatividade consiste na tendência que uma reação química tem em acontecer. ... A reatividade consiste na tendência que um átomo possui para captar ou perder elétrons.
Aproximadamente 78% do ar que respiramos é composto pelo nitrogênio da atmosfera (N2), que é seu maior reservatório. Um dos motivos para isso é o N2 ser a forma inerte do nitrogênio, ou seja, ele é um gás que, em situações comuns, não é reativo. Assim, ele vem se acumulando na atmosfera desde a formação do planeta.
Assim, para saber se um ametal é mais reativo que outro, basta seguir os padrões estabelecidos para a eletronegatividade, ou seja:
A eletropositividade indica a tendência que o núcleo do átomo de um elemento químico tem de se afastar de seus elétrons na camada de valência quando forma um composto. É, portanto, o contrário da eletronegatividade, que se refere à tendência que o átomo tem de atrair os elétrons compartilhados em uma ligação.
Eletropositividade