O selamento periférico deve proporcionar uma relação íntima da borda da moldeira com o fundo de vestíbulo, impedindo a passagem de ar entre a base da prótese e a mucosa.
É aquela onde pode e deve assentar-se uma prótese, de acordo com a qualidade dos tecidos que a integram e a necessidade de satisfazer as condições de retenção, suporte e estabilidade. O objetivo geral do estudo da área chapeável é delimitar a superfície máxima da área desdentada que pode ser coberta pela prótese total.
5 ZONAS DE PENDLETON
Ajuste do plano superior:
O conceito de Dimensão Vertical de Oclusão (DVO) refere-se a uma medida no plano vertical; que estabelece a relação entre a maxila e mandíbula quando os dentes posteriores; tanto do arco superior quanto do inferior; estão ocluídos; independentemente destes serem naturais ou protéticos; hígidos ou restaurados.
Sabe-se que: dimensão vertical é a distância entre os maxilares superior e inferior; dimensão vertical de oclusão é a posição em que os dentes superiores e inferiores encontram-se em oclusão; dimensão vertical de repouso ocorre quando a mandíbula se encontra em sua posição postural passiva e espaço funcional livre é a ...
Nos casos de alteração da dimensão vertical (DV), com desgaste acentuado dos dentes, é in- dispensável o restabelecimento da nova condição oclusal de DV, através da utilização de próteses provisórias ou de um dispositivo interoclusal, até o paciente relatar conforto (11).
A Régua Fox da Bio-Art é um acessório utilizado no ajuste do rolete de cera superior nas próteses totais para a determinação e a avaliação dos planos oclusais de Camper e horizontal (interpupilar).
COMPASSO DE WILLIS INÓX é utilizado na confecção de próteses totais para determinar a dimensão vertical (DVR) de repouso e a dimensão vertical de oclusão (DVO) de 1/100 mm.
Em Oclusão, Relação cêntrica (Relação central; Posição de relação cêntrica; Posição de contato em retrusão) é a relação maxilomandibular na qual os dois côndilos aticulam-se com a porção avascular mais fina de seus discos respectivos com o complexo na posição mais anterior e superior, contra as eminências articulares.
Temos algumas boas opções de marcas de dentes para prótese protocolo. Vou destacar a Trilux (Italia), A Heraeus-Kulzer (Alemã), Ivoclar-Vivadent (Suíça) como os melhores dentes que existem hoje mundialmente.
São duas as escalas que o dentista utiliza para escolher a cor da faceta de porcelana . A mais utilizada, da Ivoclar, traz siglas como BL4, BL3, BL2 e BL1 para as matizes mais próximas ao branco (a sigla BL refere-se a “bleached”, ou “clareado”, traduzido para o português).
As próteses em acrílico são mais antigas e quando falamos de beleza e estética dos resultados finais, foram ultrapassadas pela sofisticação e naturalidade das próteses em porcelana, material que se parece muito mais com os dentes e gengivas naturais.