Recordar, repetir e elaborar Em seu primoroso trabalho "Recordar, repetir e elaborar", no qual descreve fenômenos que estão na base do pensamento psicanalítico, Freud (1914/1980) observa que o paciente repete no relacionamento com o analista comportamentos e atitudes característicos de experiências iniciais.
A compulsão à repetição nada mais seria do que uma tentativa, por parte do ego, de obter um domínio destas situações desagradáveis, vinculando a energia. É mediante a repetição que o aparelho psíquico consegue o equilíbrio buscado pelo princípio do prazer.
Termo utilizado na psicanálise e na psicologia clínica e que consiste numa função fundamental do psiquismo. Numa perspetiva psicanalítica, é a transformação da energia livre em energia ligada, o que permite aceder ao processo secundário e adiar a descarga da tensão sob forma física ou alucinatória. ...
v. t. 1. fazer lembrar: Aquele lugar recorda-me a minha infância.
“Manter a memória acesa depende de usá-la sempre, o que significa atividade- mental e interesse pelo mundo”, diz: Bertolucci. Nesse sentido, recordar não é só viver—é viver bem. O cérebro está sempre gravando tudo o que a pessoa vê, ouve, sente ou toca.
Keywords: Insight - Freud, Psychoanalysis, Psychotherapy. ... Originário, provavelmente, do escandinavo e do baixo alemão, insight é definido na língua inglesa como "a capacidade de entender verdades escondidas etc., especialmente de caráter ou situação" portando um sentido igual a "discernimento" (Allen, 1990, p.
Resultados experimentais seguros são obtidos por meio da utilização de adequados tamanhos de amostras e número de repetições. ... A utilização de um número adequado de repetições nos experimentos é de fundamental importância para a redução do erro experimental e conseqüente aumento da precisão experimental.