Condição na qual o paciente é afetado por uma severa apatia, apresentando redução ou ausência das respostas emocionais ou mentais, de forma a não reagir aos estímulos, ainda que tenha consciência sobre o ambiente. É mais recorrente em pacientes que sofreram lesões frontais bilaterais.
AVALIE SE O CLIENTE APRESENTA-SE: - Vigil: Apresenta abertura ocular espontânea, estado alerta e responsivo; - com Sonolência: Lentificação dos processos ideacionais, fala pastosa, pouca movimentação; - com Obnubilação/turbação da consciência: moderado comprometimento, compreensão dificultada; - Dissociação da ...
O paciente sonolento responde a estímulos verbais ou ao toque leve. O paciente letárgico ou obnubilado responde a estímulos mais vigorosos. O paciente em estupor apresenta redução da vigília, com retirada somente a estímulos vigorosos e/ou dolorosos.
A letargia é um estado de faqueza generalida e indisposição para realização das atividades do dia a dia, podendo ser proporcionada por vários tipos de patologias tais como anemias, doenças endocrinas, parasitoses e outros.
O paciente jaz imóvel, os membros pendentes sem rigidez alguma, a respiração e o pulso ficam praticamente imperceptíveis, as pupilas dilatadas e sem reação à luz. Há casos em que o paciente, apesar da inércia absoluta, tudo percebe e compreende, mas se encontra totalmente impossibilitado de reagir de qualquer forma.
adjetivo Relativo a letargia, estado de inconsciência semelhante ao do sono profundo. [Figurado] Que expressa desânimo; sem alento; vagaroso.
Todos estão cansados de ouvir isso, mas acredite que nunca é suficiente: hidratar-se corretamente é a maneira mais eficiente de combater a fadiga. Deixe as piadas com que bebidas ruins como refrigerantes, cervejas e vinhos também possuem água para outra hora.
Vitaminas C e D são nutrientes-chave para evitar a falta de energia
Alimentos fritos, empanados e salgadinhos, possuem as chamadas gorduras ruins (trans, saturadas e interesterificadas), que dificultam a digestão e fazem com que os nutrientes que nos fornecem energia cheguem mais lentamente à corrente sanguínea.
Confira o que pode fazer mal para o seu organismo ou até te levar à morte
TOP 6 melhores alimentos do mundo para a saúde