Radiação espalhada ou difusa Também denominada radiação secundária, corresponde à radiação gerada em função das interações Compton, que reduzem o contraste da imagem radiográfica.
O feixe de raios X, transmitido através do paciente, impressiona o filme radiográfico, o qual, uma vez revelado, proporciona uma imagem que permite distinguir estruturas e tecidos com propriedades diferenciadas. Durante o exame radiográfico os raios X interagem com os tecidos através do efeito fotoelétrico e Compton.
substantivo feminino Registro radiográfico, em filme de 35 mm, de imagens que depois se examinam numa tela fluoroscópica. (O nome se deve ao inventor do processo, o médico brasileiro Manuel de Abreu.)
Manuel Dias de Abreu
No Brasil, a primeira radiografia realizada foi em 1896. A primazia é disputada por vários pesquisadores: SILVA RAMOS, em São Paulo; FRANCISCO PEREIRA NEVES, no Rio de Janeiro; ALFREDO BRITO, na Bahia; e físicos do Pará.
Para se ter uma ideia, o primeiro evento internacional envolvendo a radiologia veterinária só ocorreu em 1968, em uma conferência em Dublin, na Irlanda. Mais do que trazer grandes descobertas e feitos, concluiu-se que, na verdade, os procedimentos causavam mais danos aos aplicadores do que benefícios aos pacientes.
A história da radiologia odontológica começa em 8 de novembro de 1895, quando o professor Wilhelm Conrad Röntgen, trabalhando com raios catódicos, utilizando um tubo Crookes-Hittorf, descobriu um novo tipo de raios, que, por desconhecer a origem, denominou de raios X (LANGLAND; LANGLAIS, 1997).
A radiologia odontológica digital divide-se em direta (DR) e indireta (CR): Na CR, os equipamentos utilizados contam com um chassis para a colocação de uma placa de fósforo digital sensível à radiação, onde as imagens são digitalizadas. Quando o raio-X bate, a imagem fica salva na placa.
Um raio x odontológico é um exame de radiologia que serve para diagnosticar diversas doenças dos dentes e da gengiva. Podemos identificar vários tipos de RX odontológicos, permitindo obter diferentes perspetivas das estruturas anatómicas a estudar.
No caso de uma radiografia odontológica, são lançados os raios X na boca do paciente, seja em sua totalidade ou em algum local específico. Os feixes que passam sem dificuldade não imprimem nenhuma imagem.
Otimizado: Conheça os melhores modelos de Raio X odontológico