Dizemos que um corpo que descreve uma trajetória circular possui movimento circular uniforme quando sua velocidade angular é constante. Agora, no movimento circular, definimos a velocidade tangencial como sendo a velocidade instantânea do ponto considerado nesse movimento.
- a aceleração tangencial mede a rapidez com que o módulo do vetor velocidade varia; - ela possui módulo igual ao módulo da aceleração escalar; - a sua direção é sempre tangente à sua trajetória; ... - o módulo do vetor aceleração tangencial é nulo nos movimentos uniformes.
A velocidade tangencial ou periférica tem como característica a mudança de trajetória a cada instante, porém o seu módulo permanece constante. Um exemplo é o movimento circular da Terra em volta do Sol. A velocidade escalar (ou velocidade linear) descreve a rapidez com que uma partícula percorre determinada trajetória.
MCU e MCUV são movimentos circulares, entretanto, no MCU, a velocidade angular é constante e não há aceleração angular. Já no MCUV, a velocidade angular é variável, em razão de uma aceleração angular constante. ... O movimento circular uniformemente variado é caracterizado por uma aceleração angular.