EQST

O Que Provisionamento De Frias?

O que é provisionamento de férias?

A provisão de férias é a estimativa de gastos da empresa com o período aquisitivo dos funcionários. Trata-se de um débito mensal que vai custear os direitos dos trabalhadores, incluindo o pagamento de impostos.

Como fazer a provisão de férias?

O Cálculo é feito com base no número de dias de férias a que já tiver direito cada empregado, e na respectiva remuneração, na data do balanço, acrescentando-se os encargos de INSS e FGTS. O Valor apurado deverá corresponder ao saldo da provisão na data do balanço.

O que é provisão de INSS?

As Provisões são efetuadas com o objetivo de apropriar o resultado de um período de apuração, segundo o regime de Competência, pois os custos de férias e de 13º Salário são devidos no mês ocorrido, logo equivale a 1/12 avos a cada mês trabalhado. ... INSS sobre Férias a Pagar.

Como fazer provisão de 13o salário?

A provisão para o pagamento do 13º salário é calculada na base de 1/12 da remuneração dos empregados que tiverem trabalhado no mínimo quinze dias no mês, cabendo ajuste do valor provisionado nos meses anteriores em virtude de reajustes salariais, acrescidos dos encargos sociais cujo ônus cabe à empresa.

Como contabilizar provisão de férias mensalmente?

Já as provisões de férias, como o próprio nome indica, são estimativas de gastos com as férias dos empregados. Elas devem ser contabilizadas mensalmente, pelo valor referente a 1/12 (um doze avos) da remuneração de cada funcionário, e devem atender ao princípio da competência.

Como contabilizar as férias?

Para a contabilização férias na folha de pagamento, a legislação previdenciária impõe que as remunerações de férias, os abonos pecuniários e o 1/3 constitucional devam figurar na folha de pagamento de salários do período de gozo das férias ou do mês do desligamento do funcionário.

O que é provisão de 13º salário?

Provisão de 13º Salário Mensal, é o valor que o funcionário esta acumulando para fins de 13º Salário no mês no qual ela é emitida, e você deve compreender que para que o funcionário tenha direito ao avo de 13º Salário ele deve ter trabalhado mais que 15 dias dentro do mês.

Como contabilizar INSS diferença férias?

Portanto, o valor que você recebe de férias, bem como diferença de férias integram a base de cálculo do INSS. Assim sendo, se no seu contra-cheque (holerite) há apenas parcelas que incidem INSS, quando vc somar todos os descontos de INSS, o valor resultante será aquele que recairia sobre todas as parcelas.

Como fazer uma folha de pagamento de férias?

Exemplo: Se o valor do INSS encontrado é de R$ 146,11 e se 10 dias referem-se a salários e 20 dias referem-se a férias, então o rateio do INSS para dedução do IRRF ficaria assim: salários (10 dias) => (146,11 : 30) x 10 = 48,70.

Como provisionar contingências?

Contingências Passivas A perda contingente deve ser provisionada sempre que: (1) for provável que eventos futuros e/ou a experiência passada venham a confirmar a diminuição do valor de realização ou de recuperação de um ativo ou a existência de um passivo; e (2) a perda puder ser razoavelmente estimada.