A admissão à Maçonaria é restrita a pessoas adultas sem limitações quanto à raça, credo e nacionalidade, desde que gozem de reputação ilibada e que sejam homens íntegros. Nenhum homem, por melhor que seja, poderá ser recebido na Maçonaria, sem o consentimento de todos os maçons.
A Acácia é a planta símbolo por excelência da Maçonaria, sendo utilizada pelos Mestres Maçons como sinal de identificação, representa a segurança, a clareza, e também a inocência ou pureza. A Acácia foi tida na antiguidade, entre os hebreus, como árvore sagrada e adoptada como símbolo maçónico.
Os princípios da Maçonaria são publicamente aclamados, compreendendo: Amor Fraternal, Assistência e Lealdade. Em seus ensinamentos são enfatizados os postulados da mais elevada moral e a prática das virtudes cardeais, proclamadas em todas as eras: Temperança, Fortaleza, Prudência, Justiça, Fé, Esperança e Caridade.
Seja homem. A razão é histórica: a Maçonaria é uma irmandade de homens construtores (mason, em inglês, é pedreiro). Eles não erguem mais casas, mas têm como missão edificar a sociedade. Esposas não podem ser membros, mas participam de ações sociais e beneficentes.
O Rito de York, também chamado de Rito de Emulação ou Rito do Real Arco, é um dos mais tradicionais e antigos ritos maçônicos do mundo.