O Que Pode Causar Sangramento Na Gengiva?

O que pode causar sangramento na gengiva

No entanto, e em casos mais raros, o sangramento da gengiva também pode ser consequência da deficiência de algumas vitaminas no corpo, especialmente vitamina C e vitamina K, podendo ser recomendado aumentar o consumo de alimentos ricos nessas vitaminas.

Nuvem de Marcadores

Como dói, as pessoas costumam descuidar anda mais da higiene bucal, o que pode agravar o problema. Outros sintomas decorrentes da gengivite são mau hálito e gosto desagradável na boca. Isso porque a doença é causada pela presença de bactérias acumuladas no espaço entre os dentes e a gengiva.

Não é sempre que a presença de cáries provoca o sangramento gengival, mas pode é uma situação que pode acontecer. Assim como a gengivite e a periodontite, a cárie também pode ser causada pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes, o que explica a possibilidade de inflamação do tecido gengival. Mas além do sangramento, a cárie também pode ser identificada por outros sinais, como dor e sensibilidade dentária. Por isso é importante sempre manter em dia as consultas com o dentista para prevenir que esse tipo de problema se instale no seu sorriso.

2. Periodontite

2. Periodontite

Além desses problemas bucais, outro fator que pode provocar o sangramento na gengiva é uma escovação feita de maneira errada. Tem quem ache que para limpar bem os dentes é preciso escovar com muita força, mas a verdade é que isso pode até ser prejudicial para a saúde bucal. Quando você aplica muita força na escovação, pode acabar machucando a gengiva, deixando-a mais sensível. Portanto, ao realizar a higiene bucal, o ideal é fazer tudo com bastante calma e delicadeza, além de optar sempre por escovas de cerdas macias para te ajudar nesse processo.

Agora que já conhece as causas da presença de sangue no tecido gengival, está na hora de saber as razões das manchas nas gengivas.

3. Diabetes

O que fazer: é importante que o dentista seja consultado para que a prótese seja colocada de forma adequada, além de orientações sobre como fixar melhor a prótese, no caso das próteses removíveis.

Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MATÉRIAS RELACIONADAS

Trata-se da causa mais comum de sangramento nas gengivas. A doença se desenvolve por falta de higiene bucal e, além de provocar sangramento, apresenta vermelhidão, inchaço nos tecidos e até mesmo dores.

Dizem que o organismo nos envia sinais a cada vez que algo não está bem conosco. Com a saúde bucal, não é diferente. O sangramento na gengiva, por exemplo, pode indicar uma série de problemas relacionados à nossa saúde em geral, muito além da falta de higienização adequada dos dentes.

1. Gengivite

O que fazer: para remover a placa bacteriana, deve-se escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, usar fio dental diariamente e bochechar com um enxaguante bucal de uso diário.

A placa bacteriana consiste numa película invisível formada por bactérias que se depositam sobre os dentes, especialmente na ligação entre os dentes e a gengiva, podendo causar gengivite, cáries e sangramento gengival.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Provavelmente, em algum momento da vida, você já deve ter passado por isso, percebendo que a mucosa está machucada ao escovar os dentes ou passar o fio dental. A questão é que esse problema não deve ser considerado normal e é preciso procurar um dentista para fazer uma avaliação das causas do sangramento.

A higiene bucal adequada é muito importante para melhorar não apenas a gengiva, mas também é importante para problemas de saúde crônicos. Os profissionais de odontologia devem enfatizar os bons hábitos diários de saúde dental, como escovar os dentes duas vezes ao dia e usar o fio dental diariamente. O fio dental evitará que a placa bacteriana se acumule entre os dentes, onde a escova dental não consegue alcançar. O uso adequado de uma escova dental macia, juntamente com o uso correto do fio dental, é de suma importância. Procedimentos como limpeza dental profissional duas vezes por ano, hábitos diários de saúde bucal como escovação e uso do fio dental aliados a um enxaguante bucal antibacteriano, podem ajudar a evitar a formação da gengivite.

Sangramento na gengiva: 4 fatores que podem causar o problema

A periodontite é uma doença infecciosa e grave, que atinge tecidos e ossos que dão suporte aos dentes. Nesse caso, o sangramento ocorre mesmo que o paciente não esteja escovando os dentes ou usando o fio dental.

Pessoas que têm alguma doença imunossupressora ou apresentam imunidade baixa causada por outros fatores também são mais propícias ao sangramento na gengiva. Entre esses agravos, está a anemia. Mais uma vez, são as bactérias as vilãs, pois sua proliferação é favorecida pela baixa imunidade.

Como a língua pode indicar como está a sua saúde?

A língua pode nos fornecer pistas valiosas sobre nossa saúde —não só a bucal, mas também sobre a situação de certos órgãos e a presença de determinadas doenças. Alterações na cor, surgimento de nódulos e até mudanças na textura não devem ser negligenciados, jamais.

Quando a língua fica branca o que é?

Normalmente, a língua fica com esse aspecto branco por conta da saburra lingual. Ela é formada por bactérias e células mortas que se desprendem da parte interna da boca. Essa combinação de resíduos acaba refletindo em outros problemas bucais, como o mau odor proveniente da halitose.

O que pode ser quando a língua está rachada?

A língua fissurada, também chamada de língua rachada, é uma alteração benigna caracterizada pela presença de vários cortes na língua que não causam sinais ou sintomas, no entanto quando a língua não é bem higienizada, há maior risco de infecções, principalmente pelo fungo Candida albicans, além de também poder haver ...

O que fazer quando a língua está cortada?

Ao sentir a língua cortada, é importante tomar alguns cuidados para evitar o aparecimento de outras lesões, como aftas e úlceras por exemplo. “Beber água fria, evitar temperos fortes e sal em excesso e manter uma alimentação leve são cuidados importantes para aliviar os sintomas iniciais”, indica a odontologista.

O que fazer quando a língua está sensível?

O que fazer: para aliviar os sintomas deve-se dar preferência para alimentos e bebidas frios, deixando os alimentos mais quentes para depois que os sintomas desaparecerem. Assim, uma boa técnica é deixar a comida esfriar antes de comer, por exemplo.

O que é bom para língua geográfica?

Como é o tratamento

  • Analgésicos e anti-inflamatórios, como Paracetamol ou Ibuprofeno, que ajudam a aliviar a dor durante crises que podem surgir após comer alimentos mais condimentados;
  • Enxaguante bucal ou pomadas anestésicas, como Lidocaína, que alivia rapidamente a dor e a queimação na língua;

Qual o remédio bom para língua?

Um bom remédio de farmácia é a pomada chamada Omcilon Orabase ou anti-inflamatórios como o Amlexanox 5% em forma de película, para aplicar diretamente sobre a afta também é uma boa opção. Além disso, aplicar o ácido hialurônico 0,2% reduz imediatamente a dor.

O que é bom para desinflamar a língua?

Geralmente são usados remédios anti-inflamatórios como o Amlexanox, antibióticos como Minociclina e anestésicos como a Benzocaína, assim como também são recomendados os elixires bocais para desinfetar e aliviar a dor local.

Quanto tempo dura a língua geográfica?

A língua geográfica é uma disfunção que compromete particularmente o dorso da língua, caracterizada pela perda das papilas filiformes e são rodeadas por bordas esbranquiçadas na superfície da língua1 2,3. As lesões variam na aparência e no tempo podendo ser de poucas horas a várias semanas1,3.

Como saber se minha língua é grande?

Para confirmar o diagnóstico de macroglossia, os médicos podem coletar o histórico familiar e realizar um exame físico, informa a NORD. Para determinar a causa subjacente da língua grande, podem ser realizados exames médicos apropriados. Como as possíveis causas desse distúrbio são múltiplas, os exames podem variar.

Como tratar a Glossite?

O tratamento da glossite visa reduzir o processo inflamatório e pede a realização de uma boa higiene bucal, o uso de corticoides tópicos, orais ou injetáveis e, quando a causa for infecciosa, de medicamentos antifúngicos ou antibióticos.

Qual é o médico especialista em língua?

Especialistas que podem diagnosticar um problema na língua são: Otorrinolaringologista.

Quais os tipos de doenças na língua?

O Sorrisologia entrevistou a dentista Rhianna Barreto que listou 5 doenças da língua e os cuidados que devemos ter para controlá-las.

  1. Aftas na língua. ...
  2. Língua preta pilosa. ...
  3. Candidíase oral. ...
  4. Macroglossia. ...
  5. Câncer de língua.

O que é um médico estomatologista?

A Estomatologia é uma especialidade da odontologia que tem como finalidade prevenir, diagnosticar e tratar as doenças que se manifestam na cavidade da boca e no complexo maxilomandibular.

O que é estomatologia e qual sua finalidade?

A Estomatologia é a especialidade que tem como objetivo a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças da boca e estruturas anexas, manifestações bucais de doenças sistêmicas, bem como prevenção de doenças sistêmicas que possam interferir no tratamento odontológico.