EQST

O Que Pena Vicariante?

O que é pena vicariante?

Sistema vicariante é o de substituição. É um sistema em que haverá pena ou medida de segurança, um substituindo o outro. ... O finalismo e o sistema vicariante foram adotados na Lei nº 7.209, de 11.7.1984.

O que é o sistema do duplo binário?

O sistema do duplo binário era aplicado aos semi-imputáveis antes da reforma de 1984 e consistia na possibilidade de impor, simultaneamente, pena e medida de segurança.

O que é o sistema duplo binário ou duplo trilho ou dupla via )?

Durante muito tempo, o legislador brasileiro agasalhou o chamado SISTEMA DO DUPLO BINÁRIO (duplo trilho ou dupla via), pelo qual o semimputável cumpriria inicialmente a pena privativa de liberdade e, ao seu final, se mantida a presença da periculosidade, seria submetido a uma medida de segurança!

Qual é o sistema adotado pelo Código Penal Brasileiro?

Diante dessa alteração legislativa, afirma-se que o legislador pátrio passou a adotar expressamente o Sistema Vicariante ou Unitário, superando o sistema do duplo binário.

O que é multa substitutiva ou vicariante?

Obs: Vicariante é como ficou conhecida a multa substitutiva do art. 60. Condenação posterior a pena privativa de liberdade: Se, enquanto uma pessoa cumpre uma pena alternativa ela é condenada por outro crime, a conversão fica a critério do juiz, observando a compatibilidade da substituição.

Qual o tempo de duração da medida de segurança?

três anos Qual o prazo de duração da medida de segurança? O prazo mínimo deve ser estabelecido pelo Juiz que aplica a medida de segurança: é de um a três anos (art. 97, § 1º, do CP).

Quanto a imputabilidade penal O Código Penal brasileiro adotou o sistema do duplo binário para o agente imputável?

São causas de inexigibilidade de conduta diversa: a coação moral irresistível e a obediência hierárquica. Quanto à imputabilidade penal, o Código Penal Brasileiro adotou o sistema do duplo binário para o agente imputável.

Qual o sistema adotado pelo Código Penal brasileiro para a aplicação de pena ou medida de segurança explique?

De acordo com o Código Penal atual, a medida de segurança é aplicada apenas aos inimputáveis e semi-imputáveis. ... O inimputável, a princípio, tem a sua pena substituída pela aplicação da medida de segurança detentiva, qual seja, internação em hospital de custódia e tratamento (art. 97, caput, 1ª parte, do CP).

O que é multa substitutiva?

Lado outro, nomeia-se de substitutiva (ou alternativa) a pena de multa quando aplicada em substituição às penas privativas de liberdade que preencham os requisitos legais para tanto. Essa espécie tem posição fixa na Parte Geral do Código Penal, mais especificamente no art.

Qual a natureza jurídica da pena de multa?

A multa criminal tem natureza jurídica de dívida de valor (art. 51 do CP) desde o trânsito em julgado, mas pode ser paga em 10 dias na Vara da Execução Penal, não havendo pagamento, a Fazenda Pública inscreve o débito em dívida ativa não tributária e promove a execução fiscal.

Qual é o entendimento do STJ sobre a duração da medida de segurança?

O Superior Tribunal de Justiça, em meados de 2015, já firmou o seu entendimento a respeito do tempo máximo de duração da medida segurança, por meio da súmula nº 527, que estabelece: “O tempo de duração da medida de segurança não deve ultrapassar o limite máximo da pena abstratamente cominada ao delito praticado”.

Qual é o posicionamento do STF acerca do tempo de duração da medida de segurança?

Já o Supremo Tribunal Federal (STF), conforme se verifica da análise do Habeas Corpus nº 107432/RS, fixou o entendimento de que o prazo máximo de duração da medida de segurança é o previsto no art. 75 do Código Penal, ou seja, até 30 (trinta) anos.