Os deuses da religião mesopotâmica representavam os elementos da natureza (água, ar, Sol, terra, etc). Diversas cidades possuíam seus próprios deuses. Marduque, por exemplo, era o deus protetor da cidade da Babilônia, na época do reinado de Hamurabi. ... Uma deusa que ganhou muita importância na Mesopotâmia foi Ishtar.
2)Os mesopotâmicos construíram zigurates, espécies de templos em formato de pirâmides, e acreditavam que os deuses habitavam estas construções.
Os povos mesopotâmicos dedicavam-se principalmente ao comércio e agricultura. ... O comércio, uma das principais atividades econômicas, era praticado através das caravanas (expedições de comércio em grandes grupos).
No momento do falecimento de um rei ou rainha, ou mesmo antes, membros da corte - criadas, guerreiros e outros - também eram mortos. Seus corpos costumavam ser cuidadosamente arrumados, as mulheres com adornos na cabeça, os guerreiros com armas ao seu lado.
A Mesopotâmia era a região que fica entre os rios Tigres e Eufrates e onde se desenvolveram importantes civilizações da Antiguidade oriental. Política: os povos eram governados por um soberano, que acumulava as funções de chefe político, militar e religioso. Economia: agrícola, comercial e agropastoril.
sumérios
As civilizações mesopotâmicas, como o próprio nome indica, desenvolveram-se na região conhecida como Mesopotâmia, que compreende o atual Iraque no Oriente Médio. ... As primeiras civilizações mesopotâmicas foram aquelas criadas pelos povos sumérios e acádios por volta do final do quarto milênio antes de Cristo.
A economia dos povos mesopotâmicos, tendo grande semelhança com o Egito, era sustentada pela produção agrícola obtida às margens dos rios Tigre e Eufrates. No entanto, a violência e irregularidade do sistema de cheias desses dois rios exigiam um esforço maior para que a exploração agrícola fosse viabilizada.
A agricultura. Era base da Economia. A economia da Baixa Mesopotâmia, em meados do terceiro milênio a.C., baseava-se na agricultura de irrigação. Cultivavam trigo, cevada, linho, gergelim (sésamo, de onde extraiam o azeite para alimentação e iluminação), árvores frutíferas, raízes e legumes.
O Egito era protegido de ataques inimigos pelo deserto, já A mesopotâmia ficava em vales, e eram constantemente atacadas, por isso houve muitas mudanças nos povos que habitaram a região do crescente fértil entre o rio Tigre e o Eufrates, pois haviam ataques constantes as principais cidades, já o Egito não.
Os dois tinham características de escrever únicas, e o principal meio de se manterem era através da agricultura e pecuária, e para funcionar naquela época, era necessário a presença de um rio, no caso o Rio Egipcío Nilo e os Rios Mesopotâmios Tigre e Eufrátes.
São considerados Civilização pois constituem o mesmo Povo. * Na Mesopotâmia – não há mobilidade social; construiam os Zigurates (Comércio, Casa, Banco, Túmulo de Barro); Adoravam Deuses Antropomórficos e Não acreditavam na Vida após à Morte; Os Reis 9filho do Deus); Escrita Cuneiforme; usavam Rabletes de Barro.
Vemos também bastantes diferenças entre os dois, por exemplo, os egípcios viviam para seus deuses e acreditavam que a morte seria uminicio de uma vida melhor, já os mesopotâmicos não, eles acreditavam que a vida após a morte era algo como um “reino de sombras”, por isso valorizavam bastante a vida.
As primeiras civilizações se formaram a partir de quando o homem descobriu a agricultura e passou a ter uma vida mais sedentária, por volta de 4.
se localizavam numa região denominada "crescente fértil". uma região com vários rios que deixavam as terras férteis e fartas. a Mesopotâmia fica onde hoje é o atual Iraque e o Egito fica no norte da África.
Um berço da civilização é um local onde a civilização teria surgido. O pensamento atual é que não houve um "berço" único, mas várias civilizações que se desenvolveram independentemente, sendo o Crescente Fértil (Egito Antigo, Mesopotâmia), a Índia Antiga e a China Antiga as mais antigas.
Os sumérios (4000 a.C. – 1900 a.C.) Em primeiro lugar, foi na região da antiga Suméria, na Mesopotâmia, que surgiram as primeiras civilizações, como Ur, Uruk e Nipur. Por volta do quarto milênio antes de Cristo os povos sumérios e acádios começaram a dominar uma região pantanosa da Mesopotâmia.