EQST

O Que Opioides Na Farmacologia?

O que é opioides na farmacologia?

Os opioides são medicamentos analgésicos aplicados para tratar dores de intensidade moderada a forte. Aqui vamos levá-lo pela farmacologia dos opioides apresentando o mecanismo de ação, principais fármacos da classe e efeitos adversos.

Quais são os opioides fracos?

Morfina - o mais usado dos opioides, particularmente na dor crónica. Heroína - usado como droga de abuso; raramente, como analgésico. Codeína, Dextrometorfano Cloridrato de tramadol - opioides fracos, usados como supressores da tosse ou contra dores moderadas.

Quais são os efeitos colaterais dos opióides?

Apesar disso, o emprego de opioides é limitado por efeitos adversos como constipação, náusea, vômitos, depressão respiratória, sedação, entre outros menos comuns.

Quais os principais efeitos dos opióides no organismo?

Logo após a injeção de opióides, o usuário experimenta um "rush", uma "onda de prazer". Isso ocorre devido à rápida estimulação de centros cerebrais superiores, que pode ser seguido de depressão do sistema nervoso central. A dose necessária para causar esses efeitos pode também causar agitação, náuseas e vômitos.

Quais são os efeitos colaterais da morfina?

As reações adversas mais frequentemente observadas incluem tontura, vertigem, sedação, náusea, vômito e transpiração.

Como os opioides alteram o limiar da dor?

Hiperalgesia associa-se à sensibilização central, com redução no limiar da dor, expansão do campo receptivo (a estimulação de um neurônio no corno posterior da medula espinal provoca a ativação de uma área periférica maior) e aumento da resposta a estímulo nocivo.

Qual trato ascendente transmite os sinais de dor?

Na medula espinhal existem basicamente duas vias ascendentes para a condução da dor até o cérebro:

  • Via neoespinotalâmica: conduz a dor somática, bem-localizada, através de poucas sinapses;
  • Via palioespinotalâmica: conduz a dor visceral, de localização precária, através de sinapses.

Como a morfina atua no bloqueio da dor?

Entre os analgésicos desse tipo está a morfina, que atua diretamente no sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal), alterando a percepção de dor para o corpo todo. É importante salientar que dor é sempre um sinal de que algo não está bem. Pode ser uma simples dor de cabeça, um pequeno corte ou até um infarto.

Qual é a fisiologia da dor?

Fisiologia da dor Os mecanismos fisiológicos da dor envolvem conceitos de sensibilização periférica e neuroplasticidade na perpetuação da dor, com ação através de mediadores bioquímicos nas vias nociceptivas. Pode-se estabelecer correlações entre inflamação, dor e status psicológico.