EQST

O Que O Sistema Wetland?

O que é o sistema wetland?

As wetlands construídas (artificiais) são sistemas projetados, os quais são constituídos por lagoas ou canais artificiais rasos, que abrigam plantas aquáticas.

Qual a vantagem de utilização de sistemas de wetland vertical ou horizontal?

As tipologias de wetlands comumente empregadas para tratamento de esgoto sanitário, wetland vertical e/ou horizontal, não atraem mosquitos pois não há lâmina d'água aparente, e consequentemente não há ambiente para proliferação.

Quais os princípios de tratamento que ocorrem em um sistema de Wetland's construídos?

Dentro de um sistema wetland ocorrem diversos processos que contribuem para a melhoria da qualidade do efluente, são eles: adsorção de íons amônio e de metais pelos argilominerais, adsorção de íons metálicos, de pesticidas e de compostos a base de fósforo pela matéria orgânica; decomposição da matéria orgânica; ...

Como funcionam os wetlands?

Na natureza, as chamadas wetlands previnem inundações por reterem a água como uma esponja. Ao fazerem isso, elas mantêm os rios em níveis normais e purificam sua superfície. As wetlands recebem grande volume de água durante as tempestades e nos momentos de alta dos níveis dos rios.

Quais são as macrófitas aquáticas?

Exemplos deste grupo:
  • Nymphaea.
  • Victoria amazonica Vitória régia.
  • Myriophyllum.
  • Egeria densa.
  • Cabomba furcata.
  • Utricularia.
  • Ceratophyllum.

O que são lagoas de estabilização e como elas funcionam?

As lagoas de estabilização são sistemas de tratamento biológico em que a estabilização da matéria orgânica é realizada pela oxidação bacteriológica (oxidação aeróbia ou fermentação anaeróbia) e/ou redução fotossintética das algas. Em geral, as lagoas apresentam excelentes eficiências de tratamentos.

Qual a relação das bactérias e algas para um perfeito funcionamento das lagoas de estabilização?

Os mecanismos envolvidos na remoção de matéria orgânica no sistema de lagoas de estabilização são resultados da simbiose que ocorre entre bactérias e algas. As bactérias facultativas utilizam a matéria orgânica como fonte de energia provocando a decomposição da matéria orgânica.