O ponto ANSI determina a suportabilidade dinâmica do transformador, portanto a proteção geral de fase das instalações deve estar abaixo desse valor.
A sobrecarga nos motores elétricos é causada pela solicitação de uma potência mecânica superior a sua capacidade nominal. ... Com isso, haverá uma elevação de temperatura, se esse acréscimo de temperatura ultrapassar a classe de isolamento do motor, este poderá ter sua vida útil reduzida.
A sobrecarga acontece quando um motor é exigido além do seu torque nominal. Essa situação faz com que a corrente elétrica de operação seja maior do que o normal, causando sobreaquecimento.
O relé térmico é um dispositivo que tem como função proteger o motor contra sobrecorrente, contra aquecimento.
O mais importante é regular o componente de acordo com o circuito em que ele será utilizado. Portanto, ao instalar um disjuntor motor, você deve ajustar ele ao valor nominal do motor. O disjuntor deixa a corrente passar sem interromper no período de partida do motor, onde são necessárias correntes maiores.
O disjuntor-motor permite o arranque de motores a tensão plena, proteção contra sobrecargas e curto-circuitos, não necessitando de fusíveis ou interruptores adicionais. Os relés térmicos, quando acoplados, protegem contra a falta de fase e sobrecargas.
Os disjuntores são um sistema de segurança contra sobrecargas elétricas ou curtos-circuitos, que tem a função de cortar a passagem de corrente elétrica, caso a intensidade da mesma seja excedida. Quando ocorre uma sobrecorrente provocada por uma sobrecarga ou um curto-circuito, o disjuntor é desligado automaticamente.
O disjuntor comum tem apenas uma representação (I) que mostra que ele protege contra altas correntes, no caso de um curto. Já o Disjuntor Motor, além dessa representação, ainda mostra que possuí um bimetálico. Esse é o responsável pela proteção contra sobrecarga no motor.
De acordo com cálculos efetuados por engenheiros especialistas do setor elétrico, a equivalência ou conversão de unidades de medidas elétricas é feita assim:
Multiplique a tensão pela corrente para descobrir a potência. Por exemplo, se a tensão for 120 volts e a corrente 10 amperes, a potência é 120 vezes 10, ou 1.
Tabelas de Motores, Fios e Cabos
Motor elétrico trifásico de 30cv de potência, 4 polos e será energizado a uma rede de alimentação trifásica de 380Vac/60Hz. A corrente nominal informada pelo fabricante é de 44A e possui como fator de corrente de partida: Ip/In=8,0.
Assim, temos a seguinte fórmula: P(cv) = U(V) . A potência está em cavalo-vapor, pois é a potência que sabemos a priori do motor. Tanto a tensão U e a corrente i são de linhas.
Conversão de cv para ampere Para converter cavalo-vapor para ampere é necessário converter para unidades de watt. O fator de conversão é 1 cv = 745,5 watts. Dessa forma, um motor de 3 cv funcionaria a 3 cv * 745,7 W/cv = 2237 W.
Resposta. Sabemos que 1 CV (cavalo vapor) tem a potência de 735 W.
O motor de 1/3 cv é mais potente que o de 1/4 cv.
Na hora de escolher a potência (HP) do seu produto, é importante que o automatizador seja compatível com o portão e a frequência de uso. O motor precisa de potência de acordo com o peso do portão. Também é necessário que a máquina seja compatível com o número de abertura e fechamento por hora.
Por exemplo, uma piscina com 80 mil litros (80 m³) filtra cerca de 10 mil litros por hora. É necessário adquirir um encanamento e uma bomba capaz de processar essa vazão, como é informado pelo fabricante. No geral, piscinas com volume entre 50 a 75 m³ precisam de bombas com 0,5 CV de potência.