O Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista (Pimesp), foi lançado em 20 de dezembro, pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e desenvolvido pelo Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp).
O que mais cai no vestibular da Unesp de cada matéria?
Primeira fase
No geral, as matérias mais cobradas nos vestibulares de medicina são: Português, Matemática, Biologia e Química. No entanto, é possível que todas as disciplinas sejam cobradas nas duas fases, como é o caso do vestibular da FUVEST.
A seguir, veja mais detalhes das matérias que mais aparecem nas provas das faculdades de Medicina no país!
Aprenda como estudar para Medicina sozinho
Com todas essas atividades, em geral, um estudante de Medicina precisa dedicar de 8 a 12 horas por dia às tarefas da faculdade. Então, uma dica essencial pra atravessar um curso tão denso, onde tudo é realmente importante, é criar um bom cronograma de estudos.
Aproveite o máximo do seu tempo para estudar, mesmo que você não disponha de 7 horas seguidas. Como já dissemos, o fundamental é estar concentrado no que estuda. Lembre-se de que estudar mais de 6 horas não é garantia de aprovação.
Caso você possa estudar 4 horas, com qualidade, estude. Se você tem 10 horas livres por dia, mas seu limite físico se esgota com 6 ou horas de estudo, respeite isso. Conforme destacamos, o ideal é aliar quantidade com qualidade. Não adianta estudar, apenas, 10 minutos por dia com qualidade, nem 10 horas sem ela.
Assim como no ProUni, há algumas exigências de renda, escolaridade e desempenho no Enem (nota geral acima de 450 e acima de zero na redação). Em Medicina, a nota de corte média é de 754,78 pontos, com máximo de 831 e mínimo de 720.
Para quem quer Medicina, é fundamental focar nas 45 questões da área de naturais, formada por Biologia, Química e Física. Além disso, dar atenção para a redação é fundamental, visando médias entre 900 e 1000 pontos.
620 pontos
A pontuação média para conseguir uma bolsa de estudos em Medicina bancada pelo governo federal fica na casa dos 740 pontos. Em edições recentes, no entanto, alguns candidatos tiveram que apresentar uma pontuação próxima a 790 pontos para conseguir o benefício ? não é moleza não!
De 600 a 700 pontos: Engenharia (diversas), Direito, Jornalismo, Arquitetura e Urbanismo, Psicologia, Odontologia, Nutrição, Farmácia, Gastronomia; De 700 a 750 pontos: Medicina, Engenharia Civil (em algumas faculdades), Direito (em algumas faculdades).