Fase Intra-operatória ou Transoperatória: é o momento em que o paciente é recebido na sala cirúrgica até ser admitido para a sala de recuperação pós-anestésica. Fase de Recuperação Anestésica: Quando o paciente é admitido na sala de recuperação pós-anestésica até o paciente for para o quarto ou enfermaria.
O período pré-operatório consiste enfim, na realização da história clínica detalhada, exame físico, solicitação dos exames complementares necessários e eventuais avaliações de especialistas (Tabela 1).
Os objetivos do preparo pré-operatório são identificar e manejar doenças coexistentes à doença cirúrgica, bem como orientar e preparar a criança e os pais para a realização da cirurgia.
Hoje iremos tratar do estágio que vai desde o nascimento até dois anos de vida da criança, o qual Piaget denominou de Estágio Pré-Operatório que vai dos dois aos sete anos. O que marca a passagem do período sensório-motor para o pré-operatório é o aparecimento da função simbólica, ou seja, é a emergência da linguagem.
Esse período é caracterizado pelos seguintes fatores: O surgimento da linguagem, que condiciona todos os esquemas mentais. A possibilidade de falar habilita um esquema mental diferente, no qual a função simbólica é primordial. A criança utiliza símbolos para representar os objetos, os lugares e as pessoas.
Um dos fatos marcantes da primeira infância remete-se ao surgimento da linguagem. De 2 a 4 anos: aparecimento da função simbólica por meio da linguagem, do jogo e da imitação. ... A criança constrói conceitos a partir das experiências visuais concretas.
Os quatro estágios cognitivos do desenvolvimento infantil
O desenvolvimento físico e psicológico das crianças começa desde a fecundação, passando pela primeira infância, adolescência, juventude e segue por toda a vida. No entanto, conforme ressalta a Sociedade Brasileira de Pediatria, é nos três primeiros anos de vida que o cérebro evolui com maior intensidade.
Surge entre os 3 e 4 anos e traz benefícios no desenvolvimento das crianças. A conhecida idade dos porquês, que ocorre geralmente durante os 3/4 anos, tem a sua razão de existir e traz consigo benefícios vários.
Outra forma de "moldar" o comportamento do bebê é oferecer alternativas para que ele explore o mundo. Você pode fazer isso por meio de brincadeiras que incluem, por exemplo, segurar um objeto sem deixar com que caia.