Os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST, órgão público municipal constituído no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS, possuem atribuição para fiscalizar e elaborar relatório de inspeção das condições relativas ao meio ambiente e segurança do trabalho (Portaria nº 1679/2002 do Ministério da Saúde e ...
Os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promovem ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância. Existem dois tipos de Cerest: os estaduais e os regionais.
“Um conjunto de atividades que se destina, por meio das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e a proteção da saúde do trabalhador, assim como visa a recuperação e a reabilitação dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho” (Lei Orgânica da Saúde, ...
2º A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora tem como finalidade definir os princípios, as diretrizes e as estratégias a serem observados pelas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), para o desenvolvimento da atenção integral à saúde do trabalhador, com ênfase na vigilância, visando ...
5º a Política nacional de saúde do trabalhador e da trabalhadora observará os seguintes princípios e diretrizes: I – universalidade; II – integralidade; III – participação da comunidade, dos trabalhadores e do controle social; IV – descentralização; V – hierarquização; VI – equidade; e VII – precaução.
Entenda o que é a saúde ocupacional É fiscalizada através de programas obrigatórios por lei, como o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), além das exigências discriminadas nas 36 Normas Regulamentadoras (NRs) previstas na Portaria nº 3.
A saúde ocupacional tem como objetivo cuidar exclusivamente dos hábitos que influenciam diretamente o trabalhador. Uma das suas principais funções é a de trabalhar para prevenir doenças de trabalho, e problemas de saúde que podem ser causados por causa do trabalho em qualquer setor.
Conheça os principais problemas de saúde desenvolvidos no trabalho
Principais doenças ocupacionais
Partindo para explanação, não são consideradas doenças do trabalho, aquelas que se desenvolvem no trabalhador de forma natural e/ou hereditária, que ocorreriam independente da atividade que o obreiro exerce.
As 5 doenças ocupacionais. Stress e depressão: Tais doenças psicológicas são as mais comuns de atingirem os profissionais da enfermagem. Isso se da porque eles convivem diariamente com processo de dor e sofrimento dos pacientes, com a morte e limitação de materiais de trabalho.