Um ano solar (também conhecido como ano trópico ou tropical) é o tempo que o Sol, visto da Terra, leva para retornar à mesma posição ao longo da eclíptica (caminho entre as estrelas na esfera celeste) em relação aos equinócios e solstícios.
Regra geral, o exercício social das entidades é coincidente com o ano civil, ou seja, de 01 de janeiro à 31 de dezembro de cada ano. Entretanto, não há obrigatoriedade que o exercício social seja coincidente com o ano civil, desde que compreendido o período de um ano.
Isto é, o exercício social é o tempo que as empresas têm para elaborar e finalizar todos os demonstrativos do seu processo contábil. Esse período é sempre referente a um ano (12 meses), mas sem datas específicas pré-fixadas de começo e fim.
O termo exercício social está presente na lei (art. 175 L 6.
Os 5 passos para você sair de uma sociedade empresária
1.
A dissolução societária é o fenômeno pelo qual os sócios de uma empresa decidem deixar de fazer parte dela. Assim, ela poderá deixar de ter existência. Em regra, uma sociedade não tem prazo determinado de duração, contudo, há casos em que seus membros determinam um período para o seu funcionamento.
Dissolve-se a sociedade quando ocorrer: ... III - a deliberação dos sócios, por maioria absoluta, na sociedade de prazo indeterminado; IV - a falta de pluralidade de sócios, não reconstituída no prazo de cento e oitenta dias; V - a extinção, na forma da lei, de autorização para funcionar.
Causas da dissolução de sociedade limitada
Ainda na esfera do poder judiciário, como regra, a sociedade simples pode ser dissolvida desde que seja mediante petição de qualquer um dos sócios, nas hipóteses: I – anulada a sua constituição; II – exaurido o fim social, ou verificada a sua inexeqüibilidade (artigos 1.