O antigo administrador pensava mais em si próprio e nos seus interesses financeiros, criando uma forte hierarquia. ... O antigo administrador pensava mais em si próprio e nos seus interesses financeiros, criando uma forte hierarquia.
Dos altos funcionários, o mais importante era o vizir, responsável pela administração do império. Os nomarcas eram administradores das províncias ou nomos. Assumiam funções importantes em suas províncias, como as de juízes e chefe político e militar, mas estavam subordinados ao poder de faraó.
O governo da civilização egípcia estava centralizado no monarca, também denominado por faraó, o qual era também chefe religioso supremo. O Estado controlava todas as atividades económicas. Os reis declaravam a sua condição divina e os súbditos aceitavam.
As seis variáveis básicas, tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade, constituem os principais componentes no estudo da Administração das empresas. O comportamento desses componentes é sistêmico e complexo: Cada qual influencia e é influenciado pelos outros componentes.
É o corpo de conhecimentos a respeito das organizações e do processo de administrá-las. ... Existem duas fontes principais que originam os conhecimentos administrativos: a experiência prática e os métodos científicos (MAXIMIANO, 2000 apud FERNANDES, 2010).
Necessidade designa em psicologia um estado interno de insatisfação causado pela falta de algum bem necessário ao bem-estar. ... Quando uma necessidade têm para uma pessoa uma certa estabilidade ela torna-se uma parte de sua personalidade. Nesse caso se chamam necessidades disposicionais.